Já ouviu falar em SIT? Conheça treino que ajuda no emagrecimento

SIT apresentou possui maior eficiência na redução da gordura corporal e no combate ao diabetes

UnsplashUnsplash

atualizado 04/12/2019 19:12

Não tão conhecido, o treino Sprint Interval Training (SIT) é muito positivo para aumentar o gasto calórico após o treino, diminuir a gordura corporal, reduzir a glicemia (excesso de açúcar no sangue), retardar inflamações e, consequentemente, contribuir para o emagrecimento.

Em todos os fatores mencionados, o SIT apresentou maior eficiência na redução da gordura corporal e no combate ao diabetes, por exemplo.

Para aplicar este modelo de treino, o ideal é que a pessoa já esteja treinando e tenha bastante assiduidade. Assim, é possível aplicar períodos de alta intensidade no modelo máximo, conhecido como “all out” (tudo para fora, em tradução livre).

Ao optar pelo “all out”, é importante se empenhar ao máximo durante toda duração do esforço de maneira que não fique economizando ou fazendo “nas coxas”.

Normalmente, esse tipo de esforço dura entre 20 a 30s e, depois, vem seguido de uma pausa mais longa, para que possa se recuperar de maneira adequada para o próximo esforço.

A quantidade de esforços é relativamente baixa, geralmente algo em torno de 3 até 7 sprints “all out”.

Sugiro iniciar os treinos intervalados com modelos mais “leves”, até progredir para o mais intenso. Porém, busque realizar esse modelo de esforço, pois seus benefícios são inúmeros.

Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias