Dia do Nutricionista: veja 11 mitos e verdades sobre emagrecimento

Trocar pão por tapioca, consumir diversos chás e tomar água com limão são alguns dos temas desvendados po nutricionista

GETTYIMAGESGETTYIMAGES

atualizado 30/08/2019 19:51

Manter a forma é algo que exige esforço e disciplina. Para não sair do foco, há quem mude certos hábitos por conta própria. Vale o alerta: tomar atitudes não recomendas por nutricionistas pode levar ao efeito contrário: o ganho de peso. Para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado neste sábado (31/08/2019), o Metrópoles conversou com a especialista em alimentação Thaynara Albuquerque e elucida 11 crenças populares sobre emagrecimento que rondam a internet.

Confira: 

1. Tomar água com limão em jejum melhora a digestão?
Verdade. O ácido cítrico encontrado no limão pode elevar a produção dos ácidos gástricos quando ingerido em jejum, o que contribui para uma melhor digestão.

2. Qualquer alimento baixo em gordura é alto em carboidrato?
Verdade. A maior parte dos alimentos equilibram a quantidade de carboidrato por meio da porção de gordura e proteínas presentes.

3. A dieta low carb realmente funciona?
Verdade. Mas ela é indicada para casos específicos, como em situações patológicas, depende da resposta de cada organismo.

4. Substituir pão por tapioca é uma boa troca para emagrecer?
Mito. A diferença entre um e outro praticamente não existe. Se for comparar uma tapioca com um pão integral, o pão ajudaria mais no processo de emagrecimento por conter fibras. Já comparando a tapioca com o pão branco, não há diferença. A não ser, é claro,  que se acrescente uma semente na goma, que irá diminuir o índice glicêmico e, dessa forma, contribuir no emagrecimento.

5. Comer à noite engorda?
Mito. A hora que se ingere o alimento não determina se a pessoa vai engordar ou não. O que vai definir isso é a quantidade de alimentos e calorias ingeridas no decorrer do dia, se for em excesso, irá contribuir para o ganho de peso, independentemente do horário.

6. Consumir água durante o dia ajuda no processo de emagrecimento?
Verdade. O consumo de água diário contribui para o metabolismo acelerar e na hidratação do mesmo, assim como também no bom funcionamento do intestino, tudo isso contribuindo para o emagrecimento.

7. Pular o café da manhã prejudica a perda de peso?
Verdade. Pular a primeira refeição do dia prejudica a alimentação equilibrada, ocasionando em um aumento da fome e fazendo com que a pessoa coma uma maior quantidade de forma menos saudável.

8. Comer de 3h em 3h acelera o metabolismo?
Mito. O importante é ter uma rotina equilibrada e a pessoa comer ao sentir fome. Isso vai depender de organismo para organismo. É algo bastante individual.

9. Beber líquido durante a refeições engorda?
Mito. Porém não é recomendado o consumo da água junto às refeições, pois o líquido prejudica a absorção dos nutrientes e a digestão adequada dos alimentos.

10. O chá auxilia na perda de peso?
Verdade. Os chás ajudam a emagrecer por não conter calorias. Alguns potencializam ainda mais por ajudar na aceleração do metabolismo, ou seja, são termogênicos, como o chá de hibisco, de gengibre, chá mate, chá verde e canela. Os chás complementam as dietas. Eles, por si só, não fazem o trabalho de emagrecer sozinhos.

11. Comer rápido demais engorda?
Verdade. Quando as pessoas comem rápido demais, elas tendem a não sentir a saciedade, pois a informação do estômago ao cérebro não indica satisfação. Como consequência, a chance de comer de forma exagerada aumenta.

Últimas notícias