Adeus a distância: missas de sétimo dia on-line crescem em meio à pandemia

O formato foi a opção para lembrar o empresário Rafael Fragoso Pires, a ex-deputada Myriam Portella e o padre Orestes Gomes Filho

atualizado 05/06/2020 15:01

Homem rezando em frente ao computador Godong/Getty Images

Mais de 30 mil vidas foram perdidas para o novo coronavírus no Brasil. Em situações normais, quem partiu seria homenageado com uma missa de sétimo dia, uma tradição que precisou ser adaptada devido ao risco de contaminação da Covid-19. Para que as memórias de pais, mães, avós e amigos sejam lembradas como devem, as cerimônias presenciais passaram a ocorrer em ambiente on-line. A família do empresário Rafael Fragoso Pires, por exemplo, precisou recorrer ao novo formato.

Conhecido como Fafá, o empresário morreu no dia 16 de maio após ser infectado pelo vírus na festa de noivado da filha, Alessandra Haegler, realizada no início de março. Personalidade da alta sociedade carioca, ele deixou a mulher, Márcia Müller, e uma legião de amigos que lamentaram a triste perda na missa de sétimo dia.

O culto foi feito virtualmente pelo aplicativo Zoom no último dia 25. Como uma forma de facilitar a participação dos admiradores de Rafael Fragoso Pires, liberaram antecipadamente o número de série da reunião. Disponível em celulares com sistema operacional Android e iOS, a plataforma permite uma videoconferência entre até 500 participantes.

Rafael Fragoso Pires e familiares
Rafael Fragoso Pires na companhia de familiares

Como ocorre nas cerimônias dedicadas a falecidos, o padre seguiu os ritos litúrgicos e, ao final, deu espaço às homenagens de familiares e amigos. Todos fizeram questão de ressaltar a amizade verdadeira, o amor pelas corridas equestres e a elegância aristocrática do estilo de Fafá.

“Sempre foi um grande amigo com o qual compartilhei vários momentos de vida. Conseguia dizer o que queria de forma delicada sem nunca ofender. Era o bom gosto em pessoa e sempre atento aos detalhes. Enfim, fará muita falta”, escreveu Rick Berger ao enviar um depoimento da relação com Rafael. O relato foi publicado no site do colunista carioca José Ronaldo Müller.

“Sem limites com aqueles que gostava. Sempre tinha uma sacada carinhosa. Está fazendo falta e fará cada vez mais, a medida que o tempo passe”, enviou o empresário José Pessoa de Queiroz. Ele e Fafá eram amigos havia mais de 42 anos.

Rafael Fragoso Pires
Amigos o homenagearam na missa de sétimo dia
Myriam Portella

Primeira deputada federal pelo Piauí, Myriam Portella morreu aos 87 anos no início de abril em decorrência de uma forte pneumonia. Após 20 dias internada, ela não resistiu ao agravo da doença. A ex-parlamentar é mãe da deputada federal Iracema Portella e avó da dermatologista Cynthia Portella.

Como não dava para reunir todos os parentes e admiradores de Dona Myriam (como era chamada), a família fez uma missa de sétimo dia virtual. As pessoas puderam assistir ao culto religioso por meio da live transmitida nos perfis do Instagram da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Teresina, e do padre Tony Batista.

“A família de Myriam Nogueira Portella Nunes, com amor e saudade, convida para a sua missa de sétimo dia. E agradece a todos que participarem deste ato de fé e esperança, a realizar-se virtualmente dia 13/04/2020, segunda-feira, às 18h, no Instagram @paroquiansdefatima e @padretonybastista”, postou Iracema na rede social. Na nota publicada, a família escreveu: “Não será possível a realização de velório, devido ao momento de quarentena em todo o país.”

Myriam e Iracema Portella
Myriam e Iracema Portella

Devido à pandemia, a memória de líderes religiosos também teve de ser celebrada apenas on-line. Diretor da Igreja da Vila Maria, em Botucatu (SP), o padre Orestes Gomes Filho, 64 anos, morreu em abril após cair de um telhado. Ele sofreu um infarto e não resistiu. O padre Gustavo Viaro Correa promoveu uma missa via plataformas digitais e os fiéis participaram em peso da celebração.

“Nessa fé, nós queremos apresentar as nossas homenagens ao irmão, amigo, pastor, pai, nosso querido Padre Orestes”, disse Gustavo na cerimônia.

“Deus é bom o tempo todo; o tempo todo Deus é bom!”. Foi com a seguinte mensagem que os parentes da brasiliense Maria de Lourdes convidaram para a missa de sétimo dia. Ela morreu vítima de câncer. Com intenção inicial in memoriam, a cerimônia on-line foi transmitida pelo canal do YouTube Sagradomerces, da Paróquia Sagrado Mercês, situada na 615 Sul.

Padre Orestes Gomes Filho
Padre Orestes Gomes Filho
Liberação

Uma pesquisa realizada pela empresa Idea Big Data, divulgada pela emissora CNN, mostrou que os brasileiros se preocuparam em cuidar do lado espiritual durante a pandemia. E pretendem continuar quando o cenário social voltar ao normal. Dentre os entrevistados, 32% declararam que ir aos espaços sagrados é o que mais querem fazer depois que as medidas de distanciamento acabarem.

A espiritualidade foi considerada um refúgio para manter a mente sã ao longo da quarentena. No período, o Google registrou um aumento de 226% na procura pelo termo missa no YouTube. Transmissões ao vivo de celebrações religiosas tornaram-se comuns na plataforma.

Homem acompanha missa on-line
A procura pela palavra missa aumentou em 226% no YouTube, segundo o Google

Um decreto do governador do DF, Ibaneis Rocha, autorizou a abertura dos espaços religiosos a partir  dessa quarta-feira (03/06). De acordo com o documento, cultos, missas e rituais devem ser realizados desde que os encontros aconteçam em lugares com capacidade para mais de 200 pessoas.

Só podem frequentar as cerimônias indivíduos entre 12 e 60 anos. É regra usar máscara de proteção nos ambientes e manter a distância de 1,5 metro. Os assentos também devem ser marcados. Nesta quinta-feira (04/05), a Arquidiocese de Brasília divulgou os horários e locais das missas no Distrito Federal.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias