Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Líderes religiosos usam a criatividade em ações evangelizadoras

Com o fechamento de igrejas, personalidades cristãs convidam virtualmente os fiéis a colocarem em intenção o fim da Covid-19

atualizado 28/03/2020 14:30

Menina rezandoPixabay/Reprodução

“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé”, disse o papa Francisco na sexta-feira (27/03), ao fazer a meditação da leitura bíblica do evangelho de Marcos. Na ocasião, o líder da Igreja Católica rezou pelo fim da pandemia do novo coronavírus ao conceder a bênção Urbi et Orbi (em tradução do latim, à cidade [de Roma] e ao mundo).

O momento entrou para a história devido à Praça São Pedro, no Vaticano, estar completamente vazia. Houve ainda uma quebra de protocolo, pois a oração só pode ser realizada em três situações: quando o papa é eleito, no Natal e na Páscoa. Os fiéis acompanharam o ato religioso pelo canal Vatican Media Live, no YouTube.

Papa Francisco
O papa Francisco concedeu uma bênção especial nessa sexta-feira (27/03)

Devido à pandemia da Covid-19, não foi só o pontífice que recorreu às plataformas digitais para evangelizar. Pastores, padres e figuras religiosas têm exercido a criatividade. Eles encontraram maneiras de levar cultos, missas e reuniões a pessoas, sem que elas precisem colocar os pés fora de casa.

Lembrando que os templos fecharam as portas após decretos governamentais. As medidas têm como objetivo evitar a propagação do coronavírus.

Cultos por meio de lives, drive-thru de confissão, água-benta jogada de avião, capela on-line e mensagens de otimismo no feed do Instagram são apenas algumas das formas elaboradas por dirigentes cristãos. Protestantes e católicos convidam diariamente os fiéis a colocarem em intenção o fim da Covid-19.

Deive Leonardo
O pregador tem perfil no Instagram com mais de 5,6 milhões de seguidores

Muito influentes no mundo gospel, os pastores Ana Paula Valadão e Deive Leonardo não podem reunir a plateia em frente ao palco, mas, em meio às adaptações, eles apostam na queridinha do momento: a live — além de postagem sobre fé.

Recentemente, o jovem pregador apareceu com o cantor Luan Santana na plataforma do Instagram. Juntos, eles debateram sobre o perdão.

Aline Barros, Gabriela Rocha e Isadora Pompeo levam a sensação de liberdade ao confinamento com músicas gospel. Cantores do segmento uniram as forças e vozes no projeto #SomQueAlimentaReunion. Desde sexta-feira (27/03), os artistas fazem duas lives por noite no YouTube com palavras de esperança.

André Aquino, Isaías Saad e Nívea Soares também participam da corrente de esperança e oração.

Gabriela Rocha
A cantora gospel participa do projeto #SomQueAlimenta

Conhecidos entre os brasileiros, os sacerdotes Marcelo Rossi e Fábio de Melo investiram em pílulas de autoconhecimento, positividade e conscientização em suas redes sociais.

Já o padre Reginaldo Manzotti se inspirou em um sacerdote italiano. O brasileiro pediu aos fiéis para enviarem cliques de suas famílias e espalharem nos bancos da paróquia onde atua, em Curitiba.

“Em menos de 24 horas, recebemos mais de 100 mil fotos. Muitas já estão coladas nos bancos. Faremos um rodízio para que todos sintam-se acolhidos”, escreveu Manzotti em um post. Outras figuras católicas replicaram a ação em diversas igrejas do país.

Padre Reginaldo Manzotti
Com 2,7 milhões de seguidores no Instagram, o sacerdote pediu aos fiéis para enviarem fotos de suas famílias

Emissoras católicas, como Aparecida, Canção Nova e Rede Vida, continuam transmitindo missas em vários horários ao longo dia. Domingo há uma programação especial.

Em Brasília, o padre Bruno Costa celebra o ato litúrgico, reza o terço e compartilha mensagens motivacionais por meio de seu perfil no Instagram. Seguem a mesma linha os sacerdotes Adriano Zandoná, Anderson Marçal, Clóvis Cavalcanti e Frei Gilson, além das contas Amigo Católico e Convento Rosa Mística.

Padre Chrystian Shankar leva a atual situação com seriedade e uma dose de bom-humor. Memes e vídeos engraçados são vistos pelos fiéis como oportunidades de descontração.

Em uma de suas postagens, a personalidade católica brinca com vários filtros instagramáveis. “Sempre é bom descontrair um pouco. Os seus vídeos estão ajudando as pessoas, padre”, comentou uma seguidora.

Padres Reginaldo Manzotti e Chrystian Shankar
Padres Reginaldo Manzotti e Chrystian Shankar

Conhecida pela grande concentração de jovens, a Igreja Internacional da Reconciliação (IIR) transmite cultos on-line pelo canal oficial no YouTube e em lives do Instagram. “A igreja permanece firme fora das paredes”, declarou a instituição nas redes sociais. A ministração ocorre aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.

Orquestrada pelo pastor Gabriel Manzoni, a Invasão da Eternidade (IDE) também celebra os encontros virtualmente. As ministrações ao vivo são exibidas todos os domingos, às 11h, no Instagram e no YouTube. Quem perder as apresentações poderá escutá-las pelo podcast da igreja.

IDE Brasília
Fiéis da igreja IDE Brasília

Com um grande número de fiéis, a Comunidade das Nações reúne o público pelo site, YouTube, Instagram e aplicativo. O horário das celebrações está disponível no perfil oficial da igreja.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias