Tempo real

Acompanhe as últimas notícias sobre coronavírus

Acompanhe os acontecimentos relacionados à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, que recebeu o nome de Sars-Cov-2

Governo federal assina portaria para volta às aulas nesta quarta

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, assinam, nesta quarta-feira (4/8), uma portaria com orientações para a volta às aulas presenciais. O documento será protocolado às 14h30, em cerimônia na sede do Ministério da Educação (MEC).

A criação da portaria havia sido anunciada pelos ministros no início de julho. Na ocasião, Queiroga disse que o documento seria publicado antes do mês de agosto, mas a previsão não foi seguida. A proposta é listar uma série de recomendações para a volta ao ensino presencial durante a pandemia de Covid-19.

Leia mais

Covid: no Twitter, negacionistas são menos numerosos, mas têm maior engajamento

Os perfis no Twitter que negam a gravidade da Covid-19, atacam medidas de isolamento social e promovem "tratamento precoce" sem comprovação de eficácia não são os mais numerosos na plataforma, mas são os que alcançam mais engajamento e sobrevivem por mais tempo.

A vitória do negacionismo no embate virtual foi apurada em um amplo estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado nesta quarta-feira (4/8).

Leia mais

Casos da variante Delta já correspondem a 45% na cidade do Rio

Rio de Janeiro - Casos de Covid-19 provocados pela variante Delta já correspondem a quase metade de todos os registros na cidade do Rio de Janeiro. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ). A cepa indiana é considerada a mais transmissível em circulação pelo mundo atualmente.

O índice é resultado de uma análise de 368 amostras realizada no estado do Rio de Janeiro. Foram identificados casos em 38 dos 92 municípios.

Leia mais

Vacina: agendamento para adolescentes com síndrome de Down começa nesta 4ª

O agendamento para vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou síndromes será aberto nesta quarta-feira (4/8), às 14h, no site da Secretaria de Saúde. Nesta primeira data, serão disponibilizadas 5 mil doses de imunizantes.

O anúncio da quantidade de vacinas foi feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nessa terça-feira (3/8). O chefe do Executivo local ampliou de 3 mil para 5 mil a vagas para imunização desse grupo.

Leia mais

Na contramão do país, AP, RJ e RO registram alta nas mortes por Covid

A média móvel diária de mortes por Covid-19 está em queda no Brasil e completou nesta terça-feira (3/8) o quarto dia consecutivo abaixo do patamar de 1.000 falecimentos por dia. Isso não acontecia desde janeiro deste ano, antes da segunda onda da doença.

A situação, entretanto, não é a mesma em todos os estados do Brasil. Enquanto 15 Unidades da Federação - incluindo o Distrito Federal - tem uma média móvel em queda, outros três observam um crescimento na quantidade de óbitos. São eles: Amapá, Rio de Janeiro e Rondônia.

Leia mais

Veja quem pode se vacinar nesta quarta-feira em SP, RJ, GO, MG e RS

A vacinação contra a Covid-19 será acelerada em algumas capitais, como em Belo Horizonte (MG), que vai ampliar, nesta quarta-feira (4/8), a segunda dose para pessoas com comorbidades de 50 a 52 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

Só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado cuja a data marcada no cartão para a aplicação da segunda dose seja menor ou igual a 7 dias.

Leia mais

Ex-diretor diz à PF que foi incriminado por contrariar interesses no ministério

O ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, que se tornou um dos pivôs no escândalo de suspeita de pagamento de propina na compra da vacina Covaxin, afirmou à Polícia Federal suspeitar que foi incriminado por ter atrapalhado os interesses de outros agentes no Ministério da Saúde. No depoimento, obtido com exclusividade pelo colunista Guilherme Amado, Dias também detalha os procedimentos técnicos que levaram à celebração do contrato para a compra do imunizante indiano.

Sem dar nomes nem mais elementos que sustentem sua acusação, Dias dá a entender que um dos envolvidos no suposto esquema que ele teria contrariado seria o deputado federal Luís Miranda, do DEM do Distrito Federal, que citou Dias em depoimento à CPI da Covid-19 como um dos responsáveis por pressionar funcionários do ministério a acelerarem a compra da Covaxin. Assista ao final desse texto a íntegra do depoimento compartilhado pela PF com a CPI.

Leia mais

DF bate 60% da população acima de 18 anos vacinada com 1ª dose

O Distrito Federal superou nesta terça-feira (3/8) a marca de 60% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), 1.387.809 pessoas iniciaram a imunização na capital.

Dessas, 563.045 tomaram também a segunda dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Outras 52.668 tomaram o imunizante de dose única, da farmacêutica Janssen.

Leia mais

Com aumento na taxa de mortalidade, GO bate 21 mil mortes por Covid

Goiânia - As mortes provocadas pela Covid-19 ultrapassaram a marca de 21 mil em Goiás, nesta terça-feira (3/8). De acordo com o painel on-line da Secretaria de Estada da Saúde de Goiás (SES-GO), com atualização em tempo real, o número de óbitos está em 21.066. Além disso, a taxa de mortalidade que era de 295 óbitos para cada 100 mil habitantes na última semana, subiu para 300. A taxa de letalidade cresceu para 2,81%.

Conforme dados da SES-GO, a maioria das vítimas são homens: 12.031 (57,11%). As mulheres correspondem a 9.035 (42.89%) dos óbitos. Além dos confirmados, há 353 óbitos suspeitas e 99 descartados.

Leia mais

Combinar AstraZeneca com Pfizer é eficaz contra Covid, aponta estudo

Estudo divulgado pelo Instituto Estadual de Soro (SSI) da Dinamarca aponta que a combinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca com uma segunda dose de imunizantes de RNA mensageiro (RNAm), como os produzidos pela Pfizer/BioNTech ou Moderna, fornece "boa proteção ".

Na Dinamarca essa troca de doses é uma realidade: mais de 144 mil pessoas, a maioria funcionários da linha de frente no setor de saúde e idosos, receberam primeira injeção da AstraZeneca, mas foram posteriormente vacinados a Pfizer/BioNTech ou Moderna.

Leia mais
Imagem - Brasil coronavirus

Newsletter: cadastre-se e receba notícias sobre o coronavírus no seu email

Cadastre-se