metropoles.com

Com questão STJ resolvida, Lula acelera para preencher outras vagas

Presidente ainda tem que definir PGR, um nome para o STF, além de mais dois ministros no STJ; Daniela deve ser única mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Lula (PT) resolveu a primeira de suas pendências para vagas nas cortes superiores na terça-feira (29/08). Ele assinou a indicação da única mulher entre os nomes que disputavam as vagas abertas para ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ): a advogada Daniela Teixeira. O nome dela será sabatinado pelo Senado.

Além de Daniela, Lula terá que definir mais dois nomes para o STJ. As cadeiras vagas são as do ministro Jorge Mussi, que se aposentou em janeiro deste ano, e a do ministro Paulo Sanseverino, que faleceu em 8 de abril. 

Daniela Teixeira deve ser a única mulher entre os indicados para as cortes superiores. Lula quer diminuir a pressão por uma indicação feminina no Supremo Tribunal Federal e vai tentar fazer colar a resolução da pauta da representatividade com a indicação no STJ. O trunfo também abrange o nome da juíza Edilene Lobo, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a vaga de Rosa Weber, Lula está entre os nomes de Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, e Jorge Messias, advogado-geral da União. O primeiro tem o apoio de Gilmar Mendes, enquanto o segundo suportado por alas do PT, como a presidente do partido Gleisi Hoffmann

Já na Procuradoria-Geral da República, Augusto Aras já é considerado carta fora do baralho. Lula deverá escolher o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet —tido como favorito. Correm por fora os subprocuradores-gerais da República Antonio Carlos Bigonha e Mário Bonsaglia.

As questões STF e PGR devem ser resolvidas em setembro. O mês é decisivo, já que Aras deve deixar o cargo até o fim do mês e Rosa Weber prepara a aposentadoria. A auxiliares, Lula já pediu a “ficha” de todos os candidatos às vagas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?