Dez programas legais para quem vai passar as férias em Brasília

Dos passeios tradicionais aos naturais, aproveite o período de descanso para redescobrir a capital

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 04/01/2020 14:06

Nos últimos anos, os brasilienses estão optando por passar as férias ou o tempo de baixa temporada na cidade. Além de oferecer passeios culturais, Brasília conta com atraentes lugares arborizados e ideais para passear com amigos e família.

Há muito para explorar por trás dos monumentos da capital, de piquenique no Jardim Botânico a programas clássicos, como ir ao Cine Drive-in.

Para aproveitar esse período de recesso, o Metrópoles selecionou 10 entretenimentos para te incentivar a largar o sofá e aproveitar o verão na cidade. Confira!

1. Fazer yoga na Água Mineral

O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar a energia. O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, possui trilhas e piscinas naturais, sendo assim uma excelente opção de lazer na cidade.

O local também é ideal para você pegar seu tapete de yoga ou uma canga, fechar os olhos e aproveitar a natureza e o momento.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
A prática ajuda a relaxar
2. Pedal indoor e na rua

Apostar em uma nova aula de ginástica pode ser uma ótima oportunidade para se exercitar. Que tal experimentar os benefícios do spinning? O treino fortalece as pernas e melhora a frequência cardíaca. A academia Spin Cycle oferece uma proposta diferente, na qual o valor oscila conforme a quantidade de aulas compradas.

Para adquirir, os interessados podem efetuar a compras no site ou na recepção do estabelecimento.

 

Gettyimages
O treino auxilia a queimar calorias

Outra opção interessante é se exercitar nas ruas de Brasília – aos domingos, por exemplo, o Eixão do Lazer fica fechado para carros e vira uma ótima pista de ciclismo. Há ainda diversas trilhas nos arredores da cidade, para quem curte um passeio mais “ousado”.

3. Flutuar em uma banheira como se estivesse no Mar Morto 

Aproveite um dia de spa para relaxar e deixar seu corpo e sua pele muito bem cuidados. Com componentes vindos direto do Mar Morto, o Shiloah Spa oferece um serviço com sais de banho, além de esfoliantes corporais e faciais que atuam como rejuvenescedores.

É possível encontrar as atividades no site ou nas redes sociais do local.

Gettyimages
O procedimento ajuda a estimular a circulação
4. Teatro e exposição

Para os amantes da cultura e das artes plásticas, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) conta com uma programação diversificada. A exposição internacional Björk Digital une música, artes visuais e tecnologia para expressar o trabalho da islandesa Björk. A mostra fica disponível para visitação até 9 de fevereiro de 2020.

No musical infantojuvenil “Vamos Comprar Um Poeta” a história se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista. A peça fica em cartaz até 12 de janeiro de 2020.

Para conferir os horários e os outras atividades do local,  clique aqui.

Reprodução/CCBB
A exposição foi apresentada nas principais capitais do mundo
5. Pegar um cine 

Deixe um pouco a Netflix de lado e aproveite para pegar um cineminha em uma boa companhia. As salas de cinema exibem filmes brasileiros, como Minha Mãe é uma Peça 3. Para o fãs devotos da saga de Guerra nas Estrelas, é possível conferir o novo longa da franquia Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Para o público infantil, Frozen 2 é uma ótima aventura junto aos pequenos no período de férias.

Divulgação
O filme garante boas risadas
6. Piquenique no Jardim Botânico 

No restaurante Jardim Bom Demais é possível que o visitante tenha a experiência de fazer um piquenique logo pela manhã. No cardápio, várias opções de frutas, chocolate quente, sucos, croissant, bolos e muito mais.

Gettyimages
O local proporciona um encontro com amigos e família

No próprio Jardim Botânico, é possível fazer um piquenique gratuito: porém, atenção, é preciso chegar cedo para garantir uma mesa (que não são reservadas com antecedência). O espaço também não permite que se leve cadeiras, mesas e outras decorações de casa. Veja as regras aqui.

7.  Cine Drive-in 

O tradicional Cine Drive-in oferece um programa diferenciado. Você paga um ingressos e assiste dois filmes. O primeiro geralmente é voltado ao público infantil ou à família. O segundo é uma estreia da semana em circuito nacional. Você pode conversar à vontade durante o filme (dentro do seu carro), comer o que quiser e ainda pode levar seu animalzinho.

Para conferir os horários de funcionamento, clique aqui.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
O Cine Drive-in de Brasília atualmente é um dos únicos no Brasil
8. Andar de bicicleta na Ermida Dom Bosco 

De fácil acesso e entrada gratuita, a Ermida Dom Bosco é um lugar que atrai moradores e turistas por oferecer espaço para várias atividades ao ar livre. O parque funciona das 6h às 22h e conta com ciclovia e trilhas, além de ter uma vista inigualável da capital e do Lago.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

9. Chá da tarte

O hábito de se tomar um chá da tarde ganhou força em Brasília. Pela cidade, há diversas opções, que vão desde a tradição inglesa até versões mais “abrasileiradas” da refeição. O Metrópoles já mostrou um roteiro com várias possibilidades – incluindo aquelas em que você mesmo pode fazer sua bebida em casa.

Quem quiser curtir um chá da tarde com um pôr do sol fantástico, pode ir ao Ecoparque Villa Giardini. A refeição é servida tradicionalmente o chá às 17h, compondo-se de uma saborosa mesa de canapés, sanduíches, pães, folheados e diversos outros aperitivos. Reservas pelo telefone (61) 98614-7196.

Reprodução
O espaço conta uma vista cinematográfica para o pôr do sol no Lago Paranoá
10. Praticar esportes no Lago Paranoá

O Lago Paranoá é o mar do brasiliense. Além das atividades gratuitas em toda a orla, também é possível aproveitar essa beleza praticando alguns esportes que fogem um pouco à regra do cotidiano da cidade. Stand up paddle, flybord e wakeboard são exemplos das opções para serem praticadas.

Igo Estrela/Metrópoles