Nutricionista dá 4 dicas fáceis para perder peso sem fazer dietas malucas

Suco verde e guacamole são algumas sugestões de combinações saudáveis e que ajudam na perda de peso

atualizado 13/01/2021 15:30

avocadoPixabay

Desde que teve início a pandemia de coronavírus, muita gente encontrou “consolo” para tristezas diárias na comida. No ano passado, um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a UFMG e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) destacou que a venda de itens como alimentos industrializados, produtos congelados e hambúrgueres disparou substancialmente.

Não demorou até muita gente ver os números da balança subirem. “Esse consumo desenfreado pode ter como consequências alteração na composição corporal e marcadores bioquímicos, como aumento da glicose, alteração do colesterol total e frações”, explica Karina Aragão, coordenadora do curso de nutrição do Uniceub.

Segundo ela, para correr atrás do prejuízo é necessário focar em alimentos mais leves. Além de ajudarem na perda de peso, ingredientes como o abacate promovem saciedade e dão um boost no sistema imunológico.

Veja quatro conselhos da expert para emagrecer com saúde:

Verde e nutritivo 

“Adote o suco verde não coado ao seu dia a dia’, ensina. Segundo ela, a bebida pode ser preparada misturando água de coco, couve, cenoura e maçã verde. Rica em fibras, a combinação “é refrescante e fornece cálcio, magnésio e vitamina A”. Cuidado com alguns erros que podem diminuir as vantagens do suco.

Almoço do bem

No almoço, que tal provar algo mais leve? Uma boa pedida é o suflê de ovos com legumes, “refeição rica em proteína e minerais, além de ser um prato leve”, segundo a especialista.

Alternativa ao arroz

Embora seja delicioso, o arroz pode ser substituído por outros ingredientes igualmente gostosos, como mandioca, batata ou cará assado. Para temperar, use azeite extra virgem, “desta forma, você garante carboidratos de boa qualidade e energia para enfrentar o verão”.

Direto do México 

Abuse da guacamole, feita com abacate, cebola roxa, tomate, sal à gosto e sumo de limão para temperar. “Essa preparação pode te ajudar a ter benefícios para o coração, já que, durante a pandemia, os produtos industrializados foram consumidos em excesso, prejudicando a saúde cardiovascular.”

Últimas notícias