Dieta mediterrânea é indicada como a melhor para 2021. Saiba como iniciá-la

Regime também foi eleito como o mais benéfico para a saúde do coração, para diabetes e melhor opção de dieta plant based

atualizado 12/01/2021 19:43

Mulher colocando alimentos na mesaAstrakanImages/GETTYIMAGES

Pelo quarto ano consecutivo, a dieta mediterrânea foi escolhida como o melhor plano alimentar para ser seguido pelos especialistas reunidos pelo U.S. News & World Report. Na versão 2021 do famoso ranking, também estão a dieta DASH, Flexitariana, Vigilantes do Peso, Mayo Clinic e Mind. O painel é formado por 24 especialistas para indicam a dieta que mais traz benefícios à saúde.

A maioria dos regimes selecionados encoraja os adeptos a buscar uma alimentação mais saudável, eliminando comidas processadas e mantendo o foco em um prato cheio de vegetais, frutas, grãos, sementes e nozes.

Para indicar a melhor dieta, são avaliados fatores como facilidade em seguir o método, capacidade de induzir a perda de peso e benefícios para a saúde. Também contam pontos se o regime é efetivo na prevenção ou no cuidado de condições crônicas. Este ano, 39 regimes foram analisados.

Além de liderar o placar geral, a dieta mediterrânea também ficou em primeiro lugar entre os regimes baseados em plantas (plant based), melhores para a saúde do coração e para evitar a diabetes.

O cardápio não é complicado: as refeições se baseiam em frutas e vegetais, grãos integrais, feijão e sementes, com algumas nozes e azeite extra-virgem. Não é comum que os pratos incluam carne, mas a proteína animal não é proibida. Ovos, leite e peixe são permitidos.

Como começar

A indicação é adotar a dieta mediterrânea aos poucos. Os especialistas afirmam que ela é, na verdade, um estilo de vida e não trará resultados instantâneos. Para começar, inclua, uma vez por semana, uma refeição baseada em feijão, grãos integrais e vegetais — a dica para dar mais gosto é caprichar nos temperos.

Vá aumentando a frequência gradualmente até que esse tipo de refeição se torne comum. Alguns grãos usados são a quinoa e o amaranto, por exemplo. Escolha porções pequenas de carne, se sentir falta no dia a dia.

Para a sobremesa, nada de doce. Opte por frutas da estação cruas, em sucos, ou acompanhando iogurtes. É permitido adoçar com mel.

Veja, na galeria, outras dietas que constam no ranking:

 

0

Últimas notícias