Quer emagrecer em 2021? Veja dicas para começar e persistir na dieta

Apostar em metas realistas e prestar atenção em armadilhas são passos importantes para garantir a meta de perda de peso

atualizado 03/01/2021 17:52

Freepik

A primeira segunda-feira do ano bem que poderia receber o título de dia internacional da dieta. Pelo menos uma pessoa que você conhece deve estar comprometida em perder peso ou buscar hábitos alimentares mais saudáveis em 2021. Para tirar o plano de perder peso do papel, contudo, é importante prestar atenção a alguns detalhes e, por outro lado, evitar erros recorrentes.

Antes de começar qualquer dieta, deve-se estudar muito bem o cardápio, para estar consciente do grau de sacrifício que será feito e como poderá ser ultrapassado. Para facilitar esta tarefa, consulte um nutricionista que adaptará o cardápio à sua realidade.

Para tornar a dieta menos penosa, o primeiro passo é definir objetivos menores e mais realistas, como emagrecer 500 gramas por semana, em vez de 5kg, por exemplo. Isso porque objetivos alcançáveis não só garantem um emagrecimento saudável, como diminuem a frustração e a ansiedade.

Faz sentido, também, pensar que a dieta é uma nova forma de comer. Justamente por isso, deve ser uma maneira praticável por muito tempo. Assim, o ideal é evitar cardápios excessivamente restritivos e, sempre que possível, respeitar suas preferências pessoais.

A atividade física é um dos pilares indispensáveis do processo de emagrecimento. O exercício deve ser regular, para que a perda de peso possa ser intensificada sem necessidade de criar maiores restrições no que se come.

Uma excelente forma de começar a dieta de forma fácil consiste em retirar da alimentação produtos industrializados que sejam muito ricos em calorias e pobres em nutrientes, como refrigerantes, biscoitos, sorvetes e bolos. O ideal é trocar estes produtos por alimentos naturais, que possuem menos calorias e mais nutrientes.

Outras alterações que podem auxiliar na perda de peso são evitar carnes gordurosas, como a picanha, e usar outras formas de cozinhar, dando preferência para grelhados e cozidos.

O que não fazer durante a dieta

Para não cometer erros e estragar todo o esforço da dieta, é fundamental conhecer bem o plano alimentar e pensar mais nos alimentos permitidos para elaborar novas receitas com eles, em vez de manter o foco apenas nos ingredientes não recomendados.

Uma dica que pode ajudar muito na perda de peso é não informar às pessoas que você está de dieta. Isso ajuda a resistir às tentações oferecidas por outras pessoas, que podem tentar convencê-lo de que a dieta é desnecessária. Pular refeições é outra atitude que deve ser evitada ao máximo, já que ficar com fome é um dos maiores erros quando se está de dieta.

Fazer restrições exageradas também é ruim. É difícil manter proibições por muito tempo, o que leva facilmente à perda de controle. É bom também evitar comprar ou fazer os seus doces e salgados preferidos. É mais fácil se manter firme na dieta quando às tentações não estão disponíveis. Outra dica é dar preferência para programas que não envolvam comida.

Últimas notícias