Comer vegetais verdes folhosos todos os dias aumenta a força muscular

Estudo mostra que comer apenas uma xícara de vegetais verdes folhosos todos ajudas dá aquele "up" muscular, independente de atividade física

atualizado 24/03/2021 20:31

Folhas verdes Louis Hansel/@shotsoflouis/Unsplash

Tem muita gente que torce o rosto e faz aquela cara “feia” quando se fala da importância de comer vegetais para garantir uma boa saúde. Um estudo australiano publicado nessa quarta-feira (24/3), no Journal of Nutrition, fará os que procuram aumentar a força muscular mudarem (ao menos um pouco) de ideia, descobrindo a diferença que faz na saúde a ingestão de vegetais verdes folhosos.

Para chegarem à conclusão, pesquisadores da universidade pública australiana Edith Cowan (ECU, na sigla em inglês), em Perth, analisaram como pessoas que consumiam uma dieta rica em nitrato, predominantemente de vegetais, tinham uma função muscular significativamente melhor em seus membros inferiores.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Eles examinaram então os dados de 3.759 australianos que participaram de um estudo do Instituto Baker Heart and Diabetes, de Melbourne, durante um período de 12 anos. Aqueles com o maior consumo regular de nitrato tinham 11% mais força dos membros inferiores do que aqueles com menor ingestão de nitrato. Velocidades de caminhada até 4% mais rápidas também foram registradas.

“O estudo mostrou que dietas ricas em vegetais ricos em nitrato aumentaram a força muscular independentemente de qualquer atividade física, tanto para homens quanto para mulheres”, disse o pesquisador principal, Dr. Marc Sim, do Instituto de Pesquisa de Nutrição da ECU.

Os pesquisadores reforçam, no entanto, que não adianta encher o prato de verdura e esperar o milagre: o resultado só foi possível por meio de uma dieta balanceada rica em vegetais verdes em combinação com exercícios regulares, como a musculação.

“A função muscular é vital para manter uma boa saúde geral, especialmente a força óssea mais tarde na vida”, reforçou o médico, ao explicar que a função muscular deficiente está associada a um maior risco de quedas e fraturas e é considerada um indicador-chave de saúde geral e bem-estar.

Força adicional

Os especialistas destacam que é extremamente necessário comer uma variedade de vegetais todos os dias, com ao menos um deles sendo folhas verdes, para fortalecer o sistema músculo-esquelético e cardiovascular. O nitrato é encontrado em vegetais como alface, espinafre, couve e até na beterraba.

Mais lidas
Últimas notícias