Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Jantar engorda? Nutricionista tira a dúvida comum entre quem faz dieta

Cuidado ao substituir comida de verdade por algo que não acrescenta em nada ao organismo

atualizado 01/03/2021 11:18

Unsplash

Por muito tempo, a ideia de que jantar engorda assombrou muita gente e foi alvo de várias dietas, inclusive aquelas que estampavam capas de revistas.

Para esclarecer a questão, convidei o nutricionista Sidney Veloso. Segundo o especialista, é comum os pacientes afirmarem que não jantam e não entendem o motivo para não perderem peso. “Quando eu pergunto o que comem à noite, geralmente é algo nada ou muito pouco nutritivo”, comenta.

É ele quem indaga: qual a vantagem de trocar um prato rico em vegetais, carnes e grãos, cheio de nutrientes e comida de verdade por um misto quente, um pedaço de pizza, uma torta ou uns biscoitinhos? “Nenhuma”, pontua o expert em alimentação.

“Se você não gosta de jantar, é totalmente possível adaptar e fazer um lanche noturno mais nutritivo. Por exemplo, uma omelete ou um wrap na folha de couve com patê, atum, cenoura e tomate. Outra alternativa é um sanduíche no pão de forma com frango desfiado, alface, cenoura e tomate”, continua.

Isso é diferente de substituir comida “real” por algo que não acrescenta em nada ao organismo. “Separem os seus legumes, escolha sua fonte de proteína, tempere, dê sabor ao alimento. Isso não engorda. Tudo depende de um contexto alimentar, de tudo o que você comeu no dia e do seu nível de atividade física. Não dá pra colocar a culpa em uma refeição”, conclui.

Últimas notícias