Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Entenda o que realmente te ajuda a emagrecer e se manter magro

O nosso organismo tem uma forma especial de responder ao processo de emagrecimento

atualizado 19/09/2021 21:14

mulher segura calça emagrecimentoGetty Images

Emagrecer não é apenas baixar o percentual de gordura ou o peso na balança. Quando o assunto é perda de peso, obtida por meio de dieta e exercício, não existe “melhor ou pior”. Compreender isso é essencial para sustentar sua mudança de hábitos por toda a vida.

O nosso organismo tem uma forma especial de responder ao processo de emagrecimento. Se ele não for realizado de maneira sustentável, você irá recuperar todo o peso perdido.

Por isso, precisamos deixar o corpo mais sensível ao emagrecimento, e cada vez menos resistente ao processo de perda de peso. É fundamental utilizar estratégias que mexam no comportamento, no padrão inflamatório, na neuroplasticidade, nas respostas oxidativas de médio e longo prazos, no gasto calórico total, no ajuste da microbiota intestinal, entre outras questões.

A prescrição tanto da dieta quanto do treino deve levar esses fatores em consideração. É importante que ambos possam ser mantidos ao longo da vida.

A construção de novos hábitos pode levar algumas semanas, daí vêm a persistência e a resiliência. Seu paladar vai demorar um tempinho a se adaptar ao consumo de alimentos menos açucarados e gordurosos.

É importante buscar ajuda de um profissional nessa missão. Entenda que o emagrecimento demanda tempo. Não adianta fazer restrição alimentar e excesso de treino por um determinado período e, depois, voltar aos velhos hábitos. Enquanto não entender que para se manter magro é necessário fazer boas escolhas alimentares na maior parte do tempo, você sempre irá sofrer com o efeito sanfona.

Últimas notícias