Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Musa fitness Carol Borba ensina 3 exercícios para “eliminar” a barriga

Em um vídeo, a educadora física mostra como praticar alguns exercícios corretamente para alcançar a barriga "chapada"

atualizado 13/04/2021 11:14

Carol Borba @carolborba1/Reprodução/Instagram

A instrutora física Carol Borba é “dona e proprietária” de um corpo esculpido com muita dedicação — e gotas de suor. Musa fitness, a educadora “desfila” com braços definidos, abdômen trincado, pernas torneadas e, para completar, um sorrisão no rosto. Ela coleciona 1,6 milhão de admiradores no Instagram e, não à toa, transformou o perfil na rede social em uma sala de aula de ginástica coletiva. De segunda a sexta-feira, a professora ensina treinos virtualmente aos seguidores. A cada live, mais de 13 mil pessoas malham juntas.

Carol contou à coluna Claudia Meireles os seus segredos para manter o shape escultural, inclusive, mostrou o passo a passo para queimar a gordura da barriga. “Eu tenho o abdômen trincadinho, mas não é só um exercício”, revela. Em um vídeo, a educadora física instrui como praticar alguns movimentos corretamente a fim de alcançar o objetivo do “tanquinho chapado”. Quem desejar repetir as atividades em casa precisará somente de um colchonete, orienta a professora.

Zero álcool

Antes de ensinar os exercícios poderosos, Carol Borba compartilhou alguns de seus hábitos saudáveis para esbanjar o corpão invejável. Por exemplo, a musa fitness não toma bebidas alcoólicas. Ela decidiu abdicar do consumo após colocar os “prós e contras” na balança: “Já bebi, mas eu sinto que fico com o corpo cansado, me sinto mal e tenho dor de cabeça depois da ingestão. Não me faz bem”. Outro “vilão” excluído do plano alimentar da instrutora é o refrigerante. “Aboli completamente”, reforça.

Carol Borba
A musa fitness tirou refrigerantes e bebidas alcoólicas da alimentação

“Alimentar-se da forma mais saudável possível, mas sem abrir mão de comer alimentos que dão prazer”, defende. Ao longo do “dia, semana e mês”, a musa fitness busca consumir refeições balanceadas com proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Na avaliação da educadora física, não é pecado saborear o que gosta, como um doce ou algo mais gorduroso. O ponto fraco da profissional é o brigadeiro. Segundo Carol, optar por alimentos mais calóricos não pode ocorrer na maior parte do tempo. O que vale, mesmo, é o equilíbrio.

Carol não segue uma dieta radical. Por anos, ela manteve um paladar infantil até passar pelo processo de reeducação alimentar. “Em determinado momento, me abri para começar a degustar novos sabores. Eu só comia doces e não gostava do que fugisse do paladar infantil. Um dia, falei: ‘Tantas pessoas consomem legumes e folhas, por que eu não vou gostar?’ Passei a testar temperinhos em alimentos que eu não experimentava. Hoje saboreio praticamente tudo e sempre opto pelo mais saudável”, lembra.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0
Hábitos simples

De acordo com a instrutora, existem dois hábitos simples que as pessoas dão pouca importância e, entretanto, ambos potencializam os treinos: “O descanso e a hidratação”. Carol explica que dormir é um dos pilares para ter bons resultados. “Ajuda não só em algo relacionado à transformação do corpo, por exemplo, emagrecer ou ganhar massa magra. Dormir beneficia o foco, a disposição e trabalhar bem”, esclarece a musa fitness. Ela bate na tecla que os processos do organismo funcionam em meio água, por isso, a hidratação é tão importante.

Carol Borba
A hidratação potencializa a prática de exercícios
Meta garantida

“Concentre-se no processo e paciência. O resultado virá se estiver focado”, recomenda Carol Borba a quem sonha em ter o abdômen definido. “Talvez, a gordurinha da barriga demore mais para sair do corpo”. O segredo para deixar a região sequinha está em dois hábitos: alimentação saudável e prática de exercícios com regularidade. Segundo a professora, um detalhe precisa ser levado em consideração. A maioria das pessoas acredita que as atividades não geram efeito ao se olhar no espelho, conforme explica a musa.

Carol Borba
A professora tinha o paladar infantil

Sofre com a situação? Segue a orientação da profissional de educação física: “O conselho que eu sempre dou é tirar uma foto no início do processo. Repita o clique a cada duas ou três semanas, porque nesse período notará a diferença na região abdominal, além de se motivar com o próprio resultado”. Carol explica que não há exercícios “mágicos” aos interessados para travar a barriga. O segredo é ter um percentual de gordura baixo.

E como conseguir um percentual de gordura baixo? Carol ressalta sobre manter uma combinação da alimentação saudável e atividade física. Enquanto “a dieta correta varia entre cada pessoa e realidade”, os treinos mais indicados nesses casos devem incluir abdominais, para fortalecer a região e deixar a barriga dura, e também cardio, para acelerar o processo de emagrecimento e a perda de gordura.

Aos leitores da coluna Claudia Meireles, a instrutora preparou um vídeo com três exercícios de ginástica localizada. Assista!

Rotina da musa

Questionada a respeito de quais atividades mais gosta de praticar, Carol preferiu dizer o contrário: “Não sou chegada a esportes coletivos, como vôlei e basquete. Não tenho habilidade”. Quando convidam a musa para correr, pedalar ou fazer ginástica, o sim é praticamente instantâneo. A profissional faz duas séries de exercícios por dia, sendo uma sessão de localizada para as pernas três vezes por semana. “Tenho uma lesão grave nos joelhos por conta do desgaste da cartilagem. Eu preciso fortalecer os membros inferiores”, afirma.

Uma vez por semana, Carol costuma correr e, em outro dia, pedala com o marido, o instrutor físico Rafael Aismoto. “É o meu momento. Estou ouvindo uma música, fico sem pensar em outras tarefas, me concentro no exercício”, enfatiza. De segunda a sexta-feira, às 18h30, a educadora promove treinos on-line ao vivo em sua conta no Instagram. Ela sua a camisa com os seguidores, além de indicar a posição correta dos pés e ensinar a repetir o movimento o mais perfeito possível.

0

A professora deu start no projeto de lives no início da pandemia no Brasil: “Percebi que havia muitos adeptos e continuei”. Com 1,6 milhão de admiradores na rede social, Carol não imaginava que impactaria tantas pessoas falando de vida saudável, principalmente, pela aversão ao assunto. “Quanto mais o tempo passa, entendemos a importância de levar uma vida equilibrada. Faço exercícios físicos que acabam por contribuir com a minha mente, e o corpo vê como um reflexo.”

Passado e presente

A relação da musa fitness com a atividade física começou aos 6 anos por ser introspectiva e tímida. Matriculada pela mãe na aula de jazz de uma academia, a garota costumava ficar de olho nas mulheres se exercitando. Quando completou 12 anos, decidiu fazer uma experiência com a ginástica localizada. Bem ao estilo amor à primeira vista, a instrutora desde então continuou a participar das aulas. “Tornou-se uma paixão”, rememora. Carol parou de dançar, mas não deixou de marcar presença na turma da modalidade que a conquistou.

Devido aos preparativos para o vestibular, Carol precisou abdicar da atividade. A musa tinha em mente cursar medicina, chegando até a ser aprovada em uma faculdade privada. Tendo como meta passar em uma instituição pública, ela ficou mais um ano focada nos livros, porém, durante o período, sentiu falta de praticar os exercícios e caiu em si que desejava cursar educação física. “Eu resolvi fazer essa faculdade com intuito de dar aula de ginástica coletiva”, conclui.

Carol Borba
Carol é instrutora de educação física

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias