metropoles.com

Descubra 8 frutas que podem auxiliar na perda de peso e emagrecimento

Uma dúvida é constante: existem alguns tipos que podem colaborar no emagrecimento? Saiba quais são e descubra o porquê

atualizado

Compartilhar notícia

Jannis Brandt/Unsplash
lanche frutas2
1 de 1 lanche frutas2 - Foto: Jannis Brandt/Unsplash

Nenhum alimento isolado tem o potencial de emagrecer ou engordar um indivíduo. No entanto, escolhas e trocas alimentares inteligentes são umas das estratégias para você alcançar a perda de peso de maneira eficiente.

Algumas frutas podem ser mais calóricas e outras, quando encaixadas em um planejamento alimentar, podem auxiliar na queima de gordura, principalmente quando substituem alimentos industrializados, com alta quantidade de amido, frutose (açúcar), conservantes e gorduras artificiais.

As propriedades contidas nessas frutas colaboram de maneira significativa nessa meta, uma vez que são alimentos mais densos e que promovem saciedade. Além disso, carregam em sua composição nutrientes ricos em vitaminas, minerais, polifenóis e, principalmente, em fibras. Elas trazem uma sensação de saciedade e, consequentemente, te leva a comer menos.

Veja oito boas escolhas que contribuem com a queima de gordura:

Para comer pura:

Abacate: apesar de conter calorias, o abacate é uma fruta rica em gorduras boas para o nosso organismo, principalmente o ômega 9 (ácido oleico). Ele possui propriedades anti-inflamatórias, melhora o perfil lipídico e atribui a característica de um alimento sacientógeno, com uma digestão mais lenta. É rico em vitaminas C e E, tornando-o um verdadeiro superalimento;

Coco: seguindo o mesmo princípio do abacate, traz muita saciedade e, logo, nos faz comer menos, apesar de ser calórico. É rico em gorduras boas para o organismo, os famosos triglicérides de cadeia média (TCM). Entre elas, destaque para o ácido láurico, um excelente substrato para o sistema imunológico. O TCM também possui características termogênicas, ou seja, aumenta a queima de energia através do calor;

Maçã verde: diferentemente dos outros tipos de maçãs, a verde contém pouco açúcar em sua composição. Também é rica em pectina, que contribui com a saciedade e pode ser uma aliada contra gastrite e refluxo;

Morango e mirtilo: ricos em antocianinas, com alto potencial antioxidante, possuem licopeno, vitamina C e magnésio, com diversos benefícios à saúde. Também colaboram com o emagrecimento, devido às baixas calorias. Trocar biscoitos ou alimentos industrializados por morangos pode ser uma excelente alternativa para sobremesas, por te permitir comer em maior quantidade, garantindo saciedade. Prefira sempre a opção orgânica, uma vez que a tradicional costuma ter muitos agrotóxicos;

Tangerina: quando consumida de maneira correta, é uma excelente fonte de proteínas, pectinas e nutrientes. Para garantir esse aporte, é interessante comer inclusive a baga. Não bastasse, ainda é muito saborosa. Ponha à mesa sem pensar duas vezes.

Para fazer suco:

Limão: rico em vitamina C, com alto potencial antioxidante, possui ácido cítrico, fundamental na absorção de ferro. Também contém pouca frutose e calorias.

Maracujá: igualmente rico em vitamina C, apresenta minerais como magnésio e manganês. Por ter pouca frutose, pode ser um excelente aliado a quem deseja perder uns quilinhos.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia