Veja 10 frutas (e suas calorias) que podem te ajudar a emagrecer

Alguns alimentos possuem menos calorias do que o corpo precisa gastar para digeri-las e, por isso, ajudam no processo de perda de peso

Dose Juice/UnsplashDose Juice/Unsplash

atualizado 24/05/2019 7:27

O processo de emagrecimento é longo e difícil, mas algumas boas escolhas podem acelerá-lo. Algumas frutas podem ajudar no processo: morango, pera e melancia, por exemplo, contêm calorias negativas (menos calorias do que o corpo precisa gastar na sua digestão), são cheias de fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.

Para ajudar o regime, recomenda-se comer uma fruta a cada refeição, ou no mínimo duas frutas diferentes por dia, além de seguir uma dieta hipocalórica associada à prática regular de exercícios físicos. Mover o corpo aumenta o metabolismo e obriga o organismo a gastar calorias acumuladas em forma de gordura.

1. Morango
Calorias em 100 g
: 45 Kcal.

A fruta ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e, além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.

2. Banana
Calorias em 1 unidade
: 87 a 120 Kcal.

Rica em triptofano, a banana tira o desejo de comer doces e sacia a fome. O número de calorias depende do tipo e do tamanho da fruta. Quando consumida antes de malhar, a banana diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia é uma ótima sobremesa.

3. Maçã
Calorias em 170 g
: 81 Kcal.

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A fruta, assada com canela ou cravo da índia, contém poucas calorias, é uma opção de sobremesa nutritiva.

4. Pera
Calorias em 1 unidade
: cerca de 85 Kcal.

A pera é rica em fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda auxilia na regulação dos níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.

5. Melancia
Calorias em 100 g
: 24 Kcal.

Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco.

6. Kiwi
Calorias em 100 g
: 46 Kcal.

Entre os benefícios da fruta estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, sendo rica em vitamina C, além de diurética.

7. Mamão
Calorias em 100 g
: 85 Kcal.

Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. A fruta ajuda no controle da diabetes e alivia os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão
Calorias em 1 unidade
: 22 Kcal.

É diurético, ajuda a reduzir o colesterol e açúcar no sangue, é rico em vitamina C e constitui um potente antioxidante que elimina toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir a fruta sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

9. Tangerina
Calorias em 100 g
: 38 Kcal.

A tangerina ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras, além de ser pouco calórica. A fruta possui muita vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia.

10. Abacaxi
Calorias em 100 g
: 52 Kcal.

A fruta ajuda a emagrecer pois é cheia de água e vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias