A velocidade de execução do exercício interfere nos resultados?

Existem incontáveis formas de alterar essa velocidade. Entre os métodos, aparecem o pico de contratação e a oclusão vascular

Jacqueline Lisboa/Esp. MetrópolesJacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

atualizado 25/12/2019 18:24

A velocidade de execução é uma variável muito importante durante os treinos e que, muitas vezes, é negligenciada. Aplicar a cadência adequada no método de treino é essencial, pois, bem se sabe, há diversas maneiras de planejar os exercícios.

Existem incontáveis formas de alterar essa velocidade. Entre os métodos, aparecem o “super slow”, pico de contratação, oclusão vascular ou até “rest pause”.

Abaixo, explico o quanto podemos intensificar os resultados apenas controlando o tempo de execução:

  • Controlar a cadência nos permite ajustar o tempo sob tensão, algo essencial para gerar maior estresse na musculatura exercitada.
  • Ficar de olho no tempo gasto no exercício proporciona maior estresse mecânico ou metabólico. Isso mesmo! O aumento da sobrecarga de trabalho tem relação com o tempo que determinamos para a contração concêntrica ou excêntrica.
  • É possível gerar maior ou menor dano tecidual e resposta inflamatória, essencialmente importantes para determinar o tempo de descanso entre um treino e o próximo dia de treino para cada grupo muscular.
  • Aumentar ou diminuir a intensidade do treino sem necessitar alterar a carga do exercício. Essa é, talvez, uma das principais vantagens. Poder deixar o treino mais intenso sem precisar aumentar os pesos diminui a sobrecarga nas articulações, já que o músculo trabalha com intensidade alta.

Alguns métodos de treino dependem essencialmente do controle do tempo de execução.

Outros modelos importantes de prática de atividade e que precisam ter o controle das velocidades são o método de pico de contração e oclusão vascular.

Você pode ter excelentes resultados tanto de emagrecimento quanto de ganho de massa muscular aplicando o método adequado ao seu treino.

Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias