Como evitar a perda de massa muscular

Após os 30 anos, o corpo perde parte da massa muscular. Veja conselhos para reverter (ou minimizar) esse quadro

skynesher, Getty Imagesskynesher, Getty Images

atualizado 02/12/2019 7:36

A massa muscular começa a decair a partir dos 30 anos. Por isso, fazer musculação é essencial para manter a jovialidade e a qualidade de vida.

Uma boa alimentação, principalmente com orientação profissional, é algo superimportante. As proteínas são essenciais no processo de reparação dos nossos tecidos. Quanto mais envelhecemos, maior é o desgaste delas em nosso organismo. Tal fator demonstra como é importante o consumo adequado de macronutrientes.

A indicação do consumo de proteínas é de pelo menos 0,3g por quilo de peso corporal a cada refeição.

Cuidado com os aeróbios em excesso. Eles aumentam a quantidade de radicais livres (espécies reativas de oxigênio) e, consequentemente, matam mais células jovens do que deveria. O metabolismo também é prejudicado. Faça sua corrida ou pedalada, mas moderadamente e com baixa frequência semanal.

Outro detalhe que merece atenção é a saúde intestinal, especialmente a das mulheres.

O intestino ajuda a regular o metabolismo energético e tem relação direta com a liberação de alguns hormônios e com a maneira como nosso corpo se comporta frente a questões como emagrecimento, aumento ou preservação da massa muscular e regulação do estresse. O consumo de fibras, água e probióticos ajudar a melhorar o funcionamento do intestino.

Por fim, procure dormir bem. É nessa hora que aumentamos massa magra e descansamos o corpo para o próximo dia, momento em que ocorre milhões de reações químicas. Valorizar esse momento é fundamental.

Má qualidade do sono é um fator que desencadeia doenças metabólicas, aumento de peso, problemas hormonais, entre outras.

Por fim, busque momentos que aliviem o estresse e proporcionem muitos sorrisos.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias