Dieta para engordar: veja como ganhar massa magra sem acumular gordura

Esqueça os doces, os carboidratos e os alimentos gordurosos. As proteínas são o segredo para aumentar o peso sem criar barriga

iStock

atualizado 01/08/2019 23:00

Por desconhecimento, é comum pensar que pessoas que precisam engordar devem abusar de alimentos calóricos. A realidade, contudo, não poderia ser mais diferente. O caminho das pedras para quem quer ganhar peso com saúde é investir em uma alimentação rica em proteínas, como carnes e ovos, e em exercícios físicos de grande esforço e desgaste dos músculos, como a musculação e o crossfit.

Para engordar sem ganhar barriga, a dieta deve ser baseada em alimentos naturais e frescos, como cereais, frutas e legumes. É importante, também, enriquecê-la com proteínas, como carnes, ovos, peixes, frango, queijos e iogurtes naturais.

Fontes de gorduras boas, como amendoim, castanhas, azeite e sementes, são muito bem-vindas. Esses alimentos ajudarão a recuperar a massa muscular e aumentarão o estímulo para chegar à hipertrofia.

Evitar alimentos ricos em açúcar e farinha, como bolos, pães brancos, biscoitos, doces, salgados e produtos industrializados, é importantíssimo. A grande concentração calórica estimula a produção de gordura, o que acaba atrapalhando o ganho de massa muscular.

Se o consumo de proteínas por meio da alimentação for insuficiente ou quando houver dificuldade para atingir a quantidade de proteínas em alguma refeição durante o dia, uma solução pode ser recorrer aos suplementos alimentares. Eles ajudarão a aumentar o estímulo de hipertrofia e a acelerar a recuperação muscular após a atividade física.

Creatina, BCAA e cafeína também são boas opções para manter a disposição para o treino e incrementar a reserva de energia nos músculos.

Quanto aos exercícios, o segredo para ganhar massa é apostar nos que exigem estímulo com sobrecarga. Assim, os músculos são obrigados a sustentar um peso maior do que habitualmente conseguem, o que faz com que sejam estimulados a crescer para conseguirem cumprir a atividade com maior facilidade — ou, em outras palavras, a tão esperada hipertrofia. (Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias