Como evitar a perda de massa muscular com o avanço da idade

A condição, chamada de sarcopenia, acomete 15% dos brasileiros a partir dos 60 anos, chegando a 46% após os 80 anos

IstockIstock

atualizado 14/09/2018 16:19

A perda de massa muscular é denominada de sarcopenia. O processo faz parte do envelhecimento. Em parte, é responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros tem sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

Confira algumas dicas de como evitar a sarcopenia:

» Faça exercícios regularmente e tenha uma alimentação equilibrada com orientação profissional. Esses são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia. As práticas de resistência são as mais eficientes, ou seja, invista na musculação. E na nutrição, consuma alimentos ricos em proteínas;


» Para pessoas saudáveis, é recomendável a ingestão de pelo menos 1 a 1,2g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação para isso. Busque ajuda de um nutricionista para ajustes individuais;

» Aos pacientes internados, é fundamental realizar os exercícios de fisioterapia e manter uma dieta rica em proteínas para evitar o aumento da perda da massa muscular.


» Tratamentos de reposição hormonal (testosterona, DHEA, GH, dentre outros) também são recomendados por especialistas. Todavia, é fundamental consultar médicos da área, pois a indicação é prescrita por meio de exames específicos para verificar a necessidade e as dosagens indicadas.

É importante você entender que exercício físico e alimentação saudável são a base para se ter saúde.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias