Bolsonaro quer astronauta Marcos Pontes como ministro da Ciência

Pré-candidato à Presidência da República pelo PSL afirmou que o nome ocuparia o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

ReproduçãoReprodução

atualizado 30/07/2018 23:29

Jair Bolsonaro disse a jornalistas durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (30/7), que já definiu o seu ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações caso vença as eleições: será o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que, assim como ele, também é filiado ao PSL.

“Não temos pesquisa no Brasil. Temos que inverter a pirâmide educacional, investir na educação básica. A comunidade científica está no segundo plano do Brasil”, afirmou o pré-candidato antes de ser questionado sobre o nome escolhido para ocupar o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Durante a sabatina, Bolsonaro disse que “pessoas usaram tortura para obter indenizações e poder” e que “gostaria de ter estado mais vezes ao lado de Eduardo Cunha”.

Antes mesmo de o programa começar já estava entre os mais comentados no Twitter, com dezenas de milhares de menções. A hashtag #BolsonaronoRodaViva levou milhares de usuários a debater prós e contras sobre o candidato.

A pré-candidatura do ex-paraquedista do Exército Brasileiro foi anunciada em 22 de julho durante a Convenção Nacional do PSL, no Rio de Janeiro. Até o momento ele não definiu um nome para o cargo de vice. A advogada Janaína Paschoal, o astronauta Marcos Pontes e Luiz Philippe de Orléans e Bragança, sobrinho de D. Luís Gastão de Orléans e Bragança, atual chefe da Casa Imperial do Brasil, o deputado federal Victório Galli (PSL-MT) e até um general da ativa que não teve o nome revelado foram cogitados.

Roda Viva
O militar reformado está sendo sabatinado pelo apresentador  Ricardo Lessa e por Thaís Oyama, redatora-chefe da revista Veja; Maria Cristina Fernandes, colunista do jornal Valor Econômico; Leonencio Nossa, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; e Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo. O cartunista Paulo Caruso é o responsável pelas ilustrações do presidenciável.

Bolsonaro é o décimo pré-candidato a marcar presença no programa da TV Cultura. Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSol), João Amoêdo (Novo), Ciro Gomes (PDT), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Afif Domingos (PSD) e Geraldo Alckmin (PSDB) foram os participantes.

 

Últimas notícias