Descubra um erro comum de quem quer emagrecer – e fuja dele

Exceder nas quantidades de gorduras pode ser uma falha desastrosa se a ideia é se despedir dos quilinhos extras

atualizado 01/10/2021 18:05

mulher na academiaGetty Images

Um grande erro para quem busca emagrecimento ou definição muscular, sem dúvidas, é o medo de comer carboidrato, trocando esse macronutriente pelas gorduras, uma atitude fatal na perda de peso ou na hipertrofia.

É comum que, ao ter fome, as pessoas busquem por um punhado de castanhas, cafezinho com óleo de coco ou abacate, fora os abusos excessivos nas dosagens de azeite. Por condenar macronutrientes, principalmente aqueles do grupo dos carboidratos, o rombo calórico em ingerir essas gorduras, ainda que de forma sútil, pode ser muito pior.

Outro erro é classificar alimentos como pizza e salgadinhos, por exemplo, como “carboidratos”, esquecendo que eles também contêm altas quantidades de gorduras e, às vezes, proteínas.

O carboidrato possui menos calorias que o grupo das gorduras. Enquanto 1g de carboidrato contém 4 calorias, em 1g de gordura obtemos 9 calorias.

Por isso, exceder nas quantidades de gorduras pode ser um erro desastroso se a ideia é se despedir dos quilinhos extras. Lembrando que a ingestão de carboidratos de qualidade – a exemplo de cereais integrais, frutas, legumes e fibras – é essencial para saúde e ainda se mostra interessante para a perda de gordura.

Em vez de zerar o “carbo” da dieta, melhore a qualidade deles. Essa é a melhor saída.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Últimas notícias