metropoles.com

Confira opções para incluir mais proteínas na sua dieta

As dietas proteicas não precisam se resumir a frango, carne e ovo. É possível variar com atum, queijos e vegetais

atualizado

Compartilhar notícia

Chuttersnap, Unsplash
semente abobora
1 de 1 semente abobora - Foto: Chuttersnap, Unsplash

As proteínas são fundamentais para regular o organismo. Além de ajudarem na constituição dos músculos, elas nos dão energia para as tarefas do dia a dia. Ultimamente, as dietas proteicas, como a low-carb, têm sido bastante procuradas por quem quer perder peso.

Separamos alguns alimentos ricos em proteína para serem incluídos neste tipo de dieta. Segundo a nutricionista Patrícia Ruffo, da clínica Abbott, o ideal é que cada refeição contenha em média de 25 g a 30 g de proteínas.

Ovo: uma unidade contém 6 gramas de proteína. Sendo assim, se você começar o dia com um omelete de três ovos mais queijo ou alguns vegetais, como brócolis, é possível bater a meta proteica na primeira refeição do dia, o café da manhã.

Queijo cottage: o queijo é uma excelente fonte de proteína. No entanto, dependendo do tipo que você escolhe, tem também muita gordura. O cottage é uma das exceções, já que meia xícara tem 12 gramas de proteína. Experimente comer no lanche uma torrada integral com cottage e geleia sem açúcar.

Edamame: é um vegetal conhecido como soja verde e que às vezes fica esquecido entre tantos outros alimentos. Contudo, vale incluí-lo na dieta, pois o edamame é uma excelente opção de lanche. Em apenas uma xícara, há 26 gramas de proteína, além de ferro, cálcio e fibras. O seu preparo exige três minutos em água fervente e basta acrescentar um pouco sal, pimenta e azeite.

Atum: facílimo de consumir, esse peixe é uma fonte de proteína bastante presente nas despensas. Uma lata com 140 g de atum tem em média 32 g de proteína. Para incluí-lo no cardápio, basta drenar o líquido da lata e juntá-lo à comida. Versátil, ele pode ser usado em pastas, molhos, recheios de torta, omeletes e até puro.

Lentilhas: uma xícara de lentilha cozida contém 18 gramas de proteína, além de ferro e fibra. É considerada uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos, pois é possível usá-la em receitas de hambúrgueres, saladas e pastas.

Sementes de abóbora: elas representam cerca de 3% do peso do alimento, mas geralmente são descartadas. No entanto, a semente é riquíssima em fibra e principalmente em proteína. Cerca de 100 gramas têm 18 gramas de proteína. É possível incluí-la no cardápio crua, cozida, tostada ou frita. Basta tirar da abóbora, limpar e guardar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?