Neurocientista ensina rotina simples para perder peso sem fazer dieta

A expert montou um calendário diário com o passo a passo de atividades que promovem bem-estar e auxiliam no emagrecimento

atualizado 27/04/2021 15:05

Getty Images

Se você deseja emagrecer com saúde, o segredo do sucesso depende muito mais de mudanças simples na rotina diária do que de dietas milagrosas, segundo a neurocientista Julia Jones. Em um livro recém-publicado, a profissional ensinou truques simples que, quando se tornarem hábitos, prometem não apenas ajudar a perder peso — mas a combater doenças e dormir mais e melhor.

A cientista relatou como ela abandonou a dieta e a academia, mas ainda sim conseguiu perder quase 5 kg e ganhou mais qualidade de vida. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas segundo Jones, tomar banho frio e diminuir as luzes antes de dormir à noite resultam em mais benefícios que pegar pesado nos exercícios.

“Comecei a fazer pequenas mudanças para ver o que acontecia – coisas que exigem muito menos esforço e dinheiro e são fáceis de fazer para sempre, não importa quantos anos você tenha ou sua situação financeira”, contou na publicação do The Sun.

Confira a rotina cheia de de truques de bem-estar “inteligentes” desenvolvida pela neurocientista:

7h: Comece o dia fazendo a cama. Isso desencadeia a liberação de substâncias químicas cerebrais positivas, aumentando a probabilidade de você ter um bom dia.

7h15: Dê uma saída de casa para respirar ar puro, mesmo que seja só enquanto espera o café ficar pronto. A luz natural e o vento de fora são ótimos estimulantes para espantar o sono e o cansaço do organismo.

8h: Deguste uma xícara de café, e aproveite os poderes da bebida para emitir substâncias cerebrais satisfatórias.

8h30: Tome um banho frio.  A água gelada é ótima para ativar a circulação e algumas pesquisas apontam benefícios também para reduzir os estoques de gordura. Se você tem dificuldades para entrar no chuveiro gelado, experimente começar com ela quente e ir esfriando aos poucos. Mantenha a respiração lenta com exalações prolongadas. Quando sair, nem notará como estava frio.

0

9h: Expresse gratidão, por qualquer coisa. Foi cientificamente comprovado que ser grato faz você se sentir mais feliz.

10h: Fortaleça os músculos.   Uma das coisas mais importantes que podemos fazer para o bem-estar é manter nosso tecido muscular, que diminui naturalmente com a idade. Isso, por sua vez, estimula o sistema imunológico. Ela recomendo movimentos musculares em câmera lenta, como flexões. Faça-os devagar até chegar ao seu limite.

11h: Tome café da manhã. Para ela, é superimportante fazer a primeira refeição do dia e pare de comer cerca de oito horas depois para dar ao seu corpo tempo para limpar os resíduos e reconstruir as proteínas. Se você comer constantemente, o corpo gastará todo o seu tempo processando combustível e nunca terá tempo para fazer o trabalho de manutenção. “Eu faço isso quatro dias por semana – repetir isso com mais frequência pode ser ruim para o intestino”, ressalta. Vale lembrar: não mude a sua alimentação antes de consultar um profissional de nutrição.

12h: Aprenda algo novo.   O tecido cerebral também diminui à medida que você envelhece. Você precisa dar a ele algumas tarefas complexas, e as melhores incluem aprender um idioma ou aprender a tocar um instrumento musical.

13h: Faça uma caminhada ao ar livre. Passear em um ambiente natural desencadeia uma resposta relaxante no cérebro. Adicionar declives e escadas em sua rota também aumentará sua frequência cardíaca, melhorando a saúde.

14h: Faça uma lista. Elas ajudam a organizar nossas mentes e reduzir o estresse. Apenas escrever um pouco reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Se você marcar algumas coisas com sucesso, a dopamina, substância química da recompensa do bem-estar, será liberada no cérebro.

15h: Dance sozinha. Muitos de nós sofremos com a crise do meio da tarde e pegamos uma barra de chocolate. Substitua isso por música. Coloque algumas melodias empolgantes, levante-se e mova-se. Quando a música terminar, você se sentirá energizado novamente.

17h: Socialize.  Porém, tente passar mais tempo com pessoas positivas. Se as pessoas ao seu redor sempre virem o copo meio vazio, essa negatividade afetará você também.

18h30: Hora do jantar. Faça isso antes das 19h para ficar dentro da janela de oito horas. Se beber álcool, beba pelo menos quatro horas antes de dormir. O álcool interfere nas conexões do cérebro e pode realmente atrapalhar seu sono.

20h: Reduza as luzes. Apague iluminações desnecessárias e evite usar o celular muito próximo à hora de dormir.

Últimas notícias