metropoles.com

Água com limão: saiba vantagens do consumo para a saúde

A bebida tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para uma boa nutrição e para o bem-estar

atualizado

Compartilhar notícia

JGI/Jamie Grill/Getty Images
Água com limão
1 de 1 Água com limão - Foto: JGI/Jamie Grill/Getty Images

Apesar de ter um gosto desagradável, começar o dia ingerindo um copo de água com limão pode contribuir para a saúde do corpo e o bom funcionamento do organismo. O ato simples e prático pode fazer diferença, já que a fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios.

A mistura é composta de 200 mL de água com metade de um limão espremido, sem adoçar. A nutricionista Carla de Castro, da clínica Carla de Castro – Nutrição e Saúde Mental, em Brasília, diz que é possível enriquecer o sabor da mistura ao adicionar uma pitada de gengibre em pó.

“Água com limão não faz milagres, mas tem propriedades que merecem destaque, como hidratação do organismo e fortalecimento do sistema imunológico. Mas vale lembrar que água com limão não é o mesmo que suco de fruta com açúcar”, afirma Carla.

A nutricionista aponta os benefícios e vantagens de consumir a bebida diariamente:

1. Melhora a hidratação

Pessoas desidratadas podem apresentar dores de cabeça, intestino preso e fraqueza. Uma das formas de se hidratar ao amanhecer é por meio da combinação de água com limão. “Se, no primeiro momento do dia, a pessoa toma a mistura, esses 200 mL já ajudam com a hidratação”, diz a nutricionista.

2. Ajuda a melhorar o humor

Tomar a bebida, além de dar uma ajuda na hidratação, pode melhorar o ânimo, uma vez que o limão tem função ansiolítica: combate a ansiedade e deixa o indivíduo menos nervoso.

3. Fortalece o sistema imunológico

A combinação de água e limão resulta em uma bebida rica em vitamina C, substância que participa do funcionamento do sistema imunológico e pode ajudar a prevenir, por exemplo, um resfriado. Mas Carla pondera que esse e outros benefícios são mais bem aproveitados a partir do consumo diário da mistura.

“Uma pessoa que toma a bebida diariamente tem mais chance de fortalecer o sistema imunológico, pois o limão, mesmo diluído, possui uma quantidade grande de vitamina C, além de outros compostos que atuam como antioxidantes”, explica a nutricionista.

4. Previne doenças

A água com limão contém vitaminas, minerais, cálcio e ferro, nutrientes importantes para uma vida saudável e que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.

Porém, Carla alerta que não adianta se alimentar mal e tomar o shot para equilibrar. “A pessoa come salgadinho, biscoito e bebe refrigerante, mas toma a água com limão e pensa estar protegido, mas não está”, afirma.

5. Diminui o risco de desenvolvimento de cálculos renais

Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina, considerado protetor contra a formação de cálculo renal. A substância pode ser encontrada em frutas cítricas logo, combinar água com limão é unir o útil ao agradável, já que outro fator de risco para a doença é a desidratação.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações