metropoles.com

Cientistas apontam 10 dicas para facilitar consumo de água na rotina

O consumo diário de quantidades adequadas de água é essencial para manter o funcionamento do organismo

atualizado

Compartilhar notícia

Klaus Vedfelt
Criança segura copo d'água enquanto sorri para câmera
1 de 1 Criança segura copo d'água enquanto sorri para câmera - Foto: Klaus Vedfelt

O consumo de água suficiente é imprescindível para o bom funcionamento do corpo humano. Cerca de metade do nosso sangue é plasma sanguíneo, que é composto por mais de 90% de água e responsável por transportar nutrientes e oxigênio para o corpo — sem líquido suficiente, a movimentação fica prejudicada.

A água também ajuda a remover os resíduos através dos rins, a manter as articulações lubrificadas, o sistema digestivo funcionando, a temperatura do corpo controlada e a pele firme e forte.

Não consumir água suficiente pode levar à desidratação, dores de cabeça, tontura, cansaço, baixa concentração, prisão de ventre e boca seca. Estar gravemente desidratado aumenta o risco de pedras nos rins e infecções do trato urinário.

Em um artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation, a professora de saúde comunitária Lauren Ball e a nutricionista Emily Burch, ambas da Universidade de Queensland, na Austrália, apontam dez maneiras para facilitar o consumo de água no dia a dia. Confira:

1. Aplicativos para lembrar de beber água

Podem servir de lembrete para a pessoa manter-se no caminho certo, e alguns ainda parabenizam o usuário ao completar a meta do dia.

2. Adicione sabores sem açúcar

As especialistas sugerm ferver frutas sem açúcar na água para torná-la mais saborosa. Prepare uma jarra e ponha na geladeira durante a noite para que fique gelada no dia seguinte.

3. Adicione algumas frutas frescas

Fatias de limão, abacaxi ou laranja na garrafa de água podem dar um aroma natural à bebida. Se a garrafa for mantida na geladeira, a fruta permanece fresca por cerca de três dias.

4. Faça uma jarra de chá gelado (não o engarrafado)

O chá também contribui para a ingestão de líquidos. Prepare em água fervente e deixe esfriar durante a noite antes de refrigerar. Chás de frutas podem ser feitos com água fria imediatamente.

5. Adicione uma pitada de xarope à água

Uma pequena quantidade de xarope na água é uma alternativa mais saudável do que beber um refrigerante açucarado ou suco de frutas. Os xaropes diet têm menos adição de açúcar.

6. Creme de frutas

Combine frutas frescas, gelo e água para aumentar a ingestão de líquidos durante o dia.

7. Água com gás

Algumas pessoas acham que a água pura tem um sabor melhor com bolhas. A água mineral com gás também é ótima, desde que não tenha adição de açúcar ou adoçantes.

8. Antes de comer qualquer coisa, beba um copo d’água

Estabeleça a regra de tomar um copo d’água antes de cada lanche ou refeição.

9. Coma frutas e vegetais ricos em água

Muitas frutas e vegetais têm alto teor de água. Algumas opções são laranja, uva, cenoura, alface, repolho, espinafre e melão. Mantenha um recipiente cheio de frutas cortadas na geladeira para facilitar na hora do lanche.

10. Use uma garrafa de água

Leve-a com você durante o dia e deixe-a ao lado da cama durante a noite. Preste atenção ao material da garrafa: algumas pessoas preferem as de metal, pois podem manter a água fresca por mais tempo.

Além dos itens listados acima, as autoras chamam a atenção para o suporte da comunidade. “Família e os amigos podem desempenhar um papel importante no apoio aos entes queridos para manter a hidratação, especialmente durante o tempo quente”, destacam, no artigo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?