Quer ganhar massa muscular? Aprenda a acertar o seu consumo de água

Treinar e se alimentar bem não bastam para quem está empenhado em adquirir massa magra. Beber bastante água também é necessário

atualizado 25/05/2022 18:18

Mulher bebendo água após praticar exercícios físicos, contra a luz do sol. Ela é branca e tem rabo de cavalo - MetrópolesGetty Images

Você malha, leva o treino na academia a sério, mas não consegue ganhar massa muscular? A resposta pode estar no seu consumo de água. Cerca de 70% do peso corporal é composto por água e ela influencia diretamente no desempenho na academia e no desenvolvimento de músculos.

A nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília, explica que a desidratação atrapalha a manutenção e o crescimento das células musculares. “Se o objetivo é ganhar músculos, você precisa se manter hidratado, pois ela influencia diretamente na sua capacidade de força”, explica a nutricionista.

A especialista ressalta ainda que o consumo de suplementos e/ou de bebidas diuréticas em excesso pode contribuir para a desidratação do corpo. Portanto, caso esteja fazendo uso deles, é importante incrementar o aporte de água.

“Beber diuréticos em excesso pode causar uma perda de minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, o que levar à fadiga extrema, dores de cabeça, tonturas e câimbras”, afirma Laura.

Veja como ganhar massa muscular mais rápido:

0

Como saber se estou desidratado?

A cor da urina diz muito sobre o estado de hidratação de uma pessoa. Quanto mais clara e próxima do transparente, melhor é o estado de hidratação e, quanto mais amarelada e escura, pior.

Outros sinais de desidratação perceptíveis são inchaço no corpo, dor de cabeça, tontura, câimbras frequentes, fadiga, baixo desempenho esportivo e falta de concentração.

Quanto de água beber?

Como regra geral, as pessoas devem consumir, no mínimo, o resultado da multiplicação de seu peso por 35 ml para manter um consumo mínimo ideal. Ou seja, se uma pessoa pesa 70 quilos, ela deve ingerir 2.450 ml de água por dia (2,45 litros).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias