Urina escura: como identificar, quais são as causas e tratamentos

O sintoma, quando associado a outras características, pode indicar várias doenças ou desequilíbrios do organismo

istockistock

atualizado 16/01/2019 8:49

A urina é um dos indicadores mais eficientes do corpo humano. Trocando de coloração de acordo com a situação do organismo, é importante ficar de olho na cor do xixi e relacioná-la a outros sintomas para determinar quando é preciso procurar ajuda médica.

Quando a urina está escura ou marrom, pode ser resultado da ingestão de medicamentos ou alimentos (como aspargos ou cenouras), assim como sintomas de doenças ou sinal de desidratação (caso o consumo de água durante o dia tenha sido inadequado). Se a coloração mudou enquanto a pessoa toma um remédio, é importante contar ao médico que prescreveu a medicação para avaliar a possibilidade de um efeito colateral.

Porém, quando o sintoma é percebido e não há causas aparentes, aconselha-se a realização de um exame de urina para identificar a necessidade de um possível tratamento médico.

As causas de urina escura podem variar de acordo com os sintomas apresentados:

1. Urina escura com cheiro forte
Quando associada a outros sintomas, como dor ao urinar ou febre, por exemplo, pode indicar a presença de uma infecção urinária, especialmente se o tom do xixi estiver avermelhado. A urina escura com cheiro forte também pode ser provocada por baixa ingestão de água.
O que fazer: Aumentar a ingestão diária de água e, se a coloração da urina se mantiver escura por mais de dois dias, consultar um clínico ou um urologista para iniciar o tratamento adequado.

2. Urina escura e dor nas costas
Uma das principais causas dos dois sintomas combinados é a presença de pedras nos rins, especialmente quando a dor se localiza no fundo das costas e piora ao urinar.
O que fazer: Deve-se procurar imediatamente um pronto-socorro caso a dor seja muito forte ou a alteração da cor se mantenha por mais de 24 horas.

3. Urina escura e fezes claras
A urina escura associada a fezes claras é um sintoma frequente em pacientes com problemas no fígado. O organismo não consegue digerir corretamente a gordura, provocando fezes muito brancas, e escurecendo a urina por conta do acúmulo de bilirrubina, outra substância produzida pelo fígado.
O que fazer: É recomendado consultar um clínico ou um hepatologista para avaliar se existe algum problema no fígado e iniciar tratamento adequado.

4. Urina escura com espuma
Os sintomas geralmente são provocados pela presença de proteínas e, por isso, podem ser sinal de problemas nos rins ou pressão arterial alta.
O que fazer: Deve-se consultar um urologista caso a situação persista por mais de três dias.

Urina escura na gravidez
A principal causa de urina escura na gravidez é a desidratação provocada pela baixa ingestão de água durante o dia, que pode ser agravada por vômitos, por exemplo. Assim, recomenda-se aumento do consumo de água e observação de possíveis mudanças na cor da urina.

Caso se mantenha escura, consulte o obstetra o mais rápido possível, pois o quadro pode ser de uma infecção urinária, pressão arterial alta ou problemas no fígado.

Com informações do portal Tua Saúde.

Últimas notícias