Trend do TikTok que coloca abacate dentro d’água pode causar diarreia

Truque de mergulhar fruta dentro d'água na intenção de conservá-la pode aumentar risco do desenvolvimento de doenças causadas por bactérias

atualizado 08/03/2023 15:17

Abacate cortado pela metade mergulhado na água Antonio Busiello

O abacate é uma fruta complicada: ela demora a amadurecer, mas, uma vez que chega ao ponto, deve ser consumida o mais rápido possível, pois logo estraga. Na intenção de conservar o abacate por mais tempo, usuários do TikTok desenvolveram um truque, que consiste em armazenar o alimento dentro d’água. A técnica supostamente desacelera o processo de oxidação e impede que a fruta amadureça depressa demais.

Porém, na verdade, o método de armazenamento cria o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias, como listeria e salmonella, na superfície da fruta. Os microrganismos, segundo especialistas, podem causar diarreia e enfraquecimento do sistema imunológico a quem consome o alimento contaminado.

Os nutricionistas Duane Mellor e Toby King, da Universidade Aston de Birmingham, na Inglaterra, desaprovaram a trend. “Alguns usuários de mídia social acreditam que podem apenas desinfetar a pele do abacate desses patógenos nocivos. Mas a listeria pode se infiltrar na polpa da fruta quando ela está mergulhada na água”, diz King ao jornal Daily Mail.

Portanto, em caso de bactérias infiltradas, não adianta desinfetar a casca do abacate. O melhor método para desacelerar o amadurecimento é envolver a fruta em filme plástico, manter o caroço dentro dela ou armazená-la com cebolas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias