BBB21: tomar água com limão em jejum, igual ao Fiuk, faz bem à saúde?

A fruta é rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas hábito deve ser monitorado e indicado por especialistas

atualizado 03/03/2021 17:01

iStock

Quem acompanha o Big Brother Brasil 21 já notou que o cantor Fiuk não abre mão de tomar água com limão espremido todos os dias pela manhã, ainda em jejum. Segundo o artista, o hábito é uma forma de manter a saúde sempre em dia, já que a fruta possui vitaminas e nutrientes importantes para o funcionamento e para a desintoxicação do organismo.

De acordo com a nutricionista Camila Pedrosa, o limão realmente tem propriedades benéficas para a nossa saúde. A fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios e, ao ser ingerida pela manhã, faz com que o corpo “desperte” da melhor maneira possível. Entretanto, o mesmo efeito pode ser alcançado com o consumo de qualquer fruta ou vegetal.

“Qualquer alimento com qualidade nutricional que se ingere em jejum vai ter como benefício a melhora do metabolismo, não é uma especificidade do limão”, reforça Camila. “É diferente de acordar e comer pão, presunto e queijo, que é uma refeição praticamente sem nutrientes.”

Antes de qualquer coisa, segundo Camila, é preciso tomar cuidado com certos mitos a respeito da mistura. “Dizer que a água com limão emagrece, por exemplo, é equivocado”, completa a nutricionista. Na verdade, ela lembra, não existe solução milagrosa para emagrecer.

Excesso pode trazer prejuízos
Outra coisa que se precisa ter em mente é que o excesso de limão na mistura pode desencadear gastrite, queimação, refluxo e até prejudicar o esmalte dos dentes, deixando-os mais frágeis. Por isso, o ideal é que a ingestão seja indicada por nutricionistas ou nutrólogos.

De acordo com a especialista, a água com limão faz parte de uma estratégia nutricional direcionada a pessoas que precisam desinflamar o organismo. Na lista de pacientes que podem ser beneficiados pela prática, entram os indivíduos obesos e/ou com doenças crônicas autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e síndrome do intestino irritável.

Para estas pessoas, o shot com limão serve como um complemento ao tratamento medicamentoso tradicional. O hábito, contudo, precisa ter início, meio e fim. “É recomendado ingerir os shots por, no máximo, sete dias para pacientes com doenças leves e moderadas e dez dias para pacientes graves”, detalha Camila Pedrosa.

Ela explica que a mistura é útil para auxiliar o processo de reeducação alimentar, ajudando o organismo a realizar a ação anti-inflamatória. “Quando nos alimentamos da maneira correta, fortalecemos nosso corpo para que ele trabalhe a nosso favor”, completa.

Veja na galeria dietas indicadas por especialistas reunidos pela revista U.S. News & World Report como as mais saudáveis:

0

 

Últimas notícias