Não dispensa catchup, mostarda e maionese? Saiba qual a melhor escolha

Os condimentos, se forem industrializados, são calóricos e têm muito sódio. Quem não passa sem eles deve prestar atenção aos rótulos

bit245, Istockbit245, Istock

atualizado 12/03/2019 20:33

Catchup, mostarda e maionese. Tem gente que gosta dos três juntos no sanduíche, tem quem gosta só na pizza e tem quem não goste. Mas será que esses três condimentos mundialmente conhecidos são saudáveis? Na maioria das vezes, a resposta é não, principalmente em relação aos industrializados. Eles têm uma lista grande de ingredientes, com muitos conservantes e estabilizantes. Ainda assim, os molhos não precisam ser terminantemente excluídos da alimentação. É possível fazer escolhas inteligentes ou até optar por fazer receitas caseiras.

Existe hoje uma variedade de catchups, mostardas e maioneses disponíveis no mercado. De todos os tamanhos e marcas. Por isso, é essencial saber ler o rótulo dos alimentos e, a partir daí, escolher a opção “menos ruim”. Um catchup mais saudável, por exemplo, teria uma lista pequena de ingredientes, entre eles tomate, erva, sal e açúcar. No entanto, a realidade de um produto industrializado é de pelo menos cinco a 10 ingredientes na lista, incluindo açúcar mais de uma vez, com outro nome, além de aditivos, conservantes e estabilizantes.

Já a maionese industrializada, por exemplo, tem 20 ingredientes na lista, entre eles mais de três tipos de conservantes e estabilizantes, além de corante e aromatizante.

A nutricionista Bruna Neuhauss não recomenda o uso de condimentos industrializados no dia a dia da alimentação. “Se vai utilizar, faça em pouca quantidade, de forma esporádica. Faça uma escolha melhor no mercado ou busque preparar em casa, porque, pelo menos, você poder controlar a qualidade dos ingredientes”, recomenda a profissional.

Entre as três opções, existe uma menos pior? A nutricionista explica que os três condimentos são calóricos e têm grande quantidade de sódio para garantir sabor. Mas, para Bruna, a menos pior é a mostarda. “Desde que seja mostarda de boa qualidade. A receita nesse caso seria vinagre, sal e mostarda em grão”, recomenda.

Últimas notícias