Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Tenho lesão nos ligamentos. Posso fazer exercícios com pesos?

Exercícios com peso são essenciais para o fortalecimento muscular

atualizado 02/02/2022 16:51

Mulher fazendo exercício de musculação Getty Images

É comum ouvir pessoas dizerem que não podem fazer exercícios resistidos, ou musculação, por terem lesão nos ligamentos. Mas, será uma verdade absoluta?

Esse tipo de quadro costuma gerar perda de massa muscular. Um estudo realizado por pesquisadores da área analisou o tamanho do músculo de pessoas com ligamento cruzado lesionado que passaram ou não por cirurgia. Os dados de quem estava em tratamento conservador mostraram menor tamanho do quadríceps em comparação com a perna sem lesão, mas sem dano para os demais músculos.

Exercícios com peso ajudam a fortalecer todo o corpo

Quando as comparações envolviam pessoas que passaram por cirurgia de reconstrução, a situação era pior, pois o tamanho do quadríceps permanecia menor após o procedimento por mais de 5 anos. Pessoas que passaram pela cirurgia também sofreram diminuição do tamanho dos posteriores de coxa e glúteo por vários anos.

Segundo os autores, isso pode gerar diversos riscos, já que os músculos em questão são importantes para amortecer cargas e estabilizar as articulações. Desse modo, a deficiência poderia estar associada à osteoartrite e lesões secundárias.

Portanto, os exercícios devem, sim, fazer parte da rotina. Inicie o quanto antes. Independentemente da pessoa escolher uma abordagem conservadora ou cirúrgica, o fato do quadríceps femoral do lado lesionado ter o tamanho muscular reduzido exige a necessidade de focar nos exercícios de hipertrofia.

Ou seja, exercícios com peso são essenciais para o fortalecimento muscular.

 Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias