Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Semana de Moda de Paris aposta em cores sóbrias para o verão

Preto, marrom e bordô apareceram em desfiles de grifes como Saint Laurent e Dior. O couro também foi destaque na primavera/verão 2023

atualizado 03/10/2022 9:24

Fila final do desfile da Isabel Marant em Paris, na Semana de Moda Victor Boyko/Getty Images

As semanas de moda internacionais seguem a todo vapor e Paris mantém a tradição de ser o ponto de encerramento do principal circuito. Na temporada de spring/summer 2023, os desfiles na capital francesa começaram na segunda (26/9) e seguirão até esta terça-feira (4/10). A Coluna Ilca Maria Estevão compila as principais tendências apresentadas até então.

Vem ficar por dentro!

Giphy/Saint Laurent/Divulgação

Depois de Nova York, Londres e Milão, chegou a vez de Paris receber fashionistas, jornalistas e fãs de moda de todo o mundo para conhecer as novas coleções de primavera/verão 2023. Ao longo dos oito dias, desfilam desde “peixes grandes” – pense em Dior, Chanel e Saint Laurent – até marcas mais recentes, como Acne Studios, Off-White e Ester Manas.

Apesar de a Semana de Moda de Paris ainda não ter acabado, já é possível visualizar algumas tendências que se repetiram em diferentes apresentações. As cores vibrantes do dopamine dressing, por exemplo, darão lugar a uma paleta sóbria e até invernal. Os vestidos esvoaçantes, looks clássicos primaveris, saem de cena para que brilhem calças e blazers de alfaiataria.

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Acne Studio, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em 28 de setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca de cabelo liso curto e usa um blazer grande cinza metalizado.
A alfaiataria foi a estrela de diversas coleções, como a da marca Acne Studios

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Dior, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em 28 de setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca de cabelo liso curto e loiro e usa um vestido longo preto de renda.
Apesar de serem as coleções de primavera/verão 2023, a paleta de cores sóbrias foi a aposta de diversas etiquetas

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Rick Owens, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelo preto raspado, que veste uma saia amarela e um casaco preto.
A marca homônima do estilista Rick Owens também fugiu dos lugares comuns das coleções de primavera/verão

A temporada de primavera/verão 2023 da Semana de Moda de Paris representou um novo capítulo na marca Off-White. Esse foi o primeiro desfile com Ib Kamara na direção criativa da etiqueta fundada por Virgil Abloh, que faleceu aos 41 anos em novembro de 2021, vítima de um câncer.

A coleção apresentada foi pensada inicialmente por Abloh, mas coube ao novo diretor e à equipe finalizar as criações. Os 40 looks apresentados variavam entre tons de azul, preto e off-white e eram um convite à imaginação de roupas que serão usadas no futuro.

Homens e mulheres usando macacões azul, e uma pintura de rosto da mesma cor, dançando na abertura do desfile da marca Off-White, na Semana de Moda de Paris, em setembro de 2022
Dançarinos pintados de azul, coreografados por Nicolas Huchard, abriram o desfile da Off-White

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Off-White, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelos lisos pretos, e usa um blazer branco com um recorte na barriga e uma calça, também branca
Ib Kamara estreou na Semana de Moda de Paris com a primeira coleção à frente da Off-White

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Off-White, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. A modelo é uma mulher negra e jovem, de cabelos traçados, e usa um top preto, blazer azul jeans e um óculos escuro preto
Os acessórios refletiram a inspiração futurística de Virgil Abloh para a coleção que o estilista não conseguiu finalizar

Alfaiataria poderosa

Se você ainda associa o blazer e a calça de alfaiataria ao ambiente de trabalho, marcas como Saint Laurent e Undercover podem te fazer mudar de ideia. O “terninho” brilhou nas coleções das etiquetas: na primeira, de forma mais clássica e, na segunda, desconstruído. 

Já a Courrèges propôs uma alfaiataria sexy, enquanto a The Rowmarca das irmãs gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen – apresentou uma versão despojada, bem ao estilo das francesas. Blazers, casacos e sobretudos esculturais foram o destaque da coleção da Dries Van Noten.

A partir de um trabalho inicial do próprio Virgil Abloh, que foi finalizado agora por Ib Kamara, a Off-White investiu em blazers como o uniforme de um filme de ficção-científica fashionista.  A estética galáctica também guiou a Rick Owens, que apresentou casacos estruturados para serem usados com vestidos esvoaçantes.

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Saint Laurent, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em 28 de setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca de cabelo liso amarrado e usa um conjunto de calça e blazer brancos e, por cima, um casaco estilo sobretudo de couro preto
A elegância da década 1980 foi a inspiração de Anthony Vaccarello para a coleção de primavera/verão 2023 da Saint Laurent

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Undercover, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher negra e jovem, de cabelo raspado, e usa um conjunto de blazer a calça em amarelo neon.
O power suit da Undercover é desconstruído não só na modelagem, mas também em “rasgos” estratégicos para dar movimento

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Courrèges, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelo longo loiro, e usa uma camisa branca de botão como vestido e óculos escuros espelhados.
Na Courrèges, a alfaiataria aparece propositalmente desarrumada, com um ar de “saí para o trabalho e fui para o happy hour

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da The Row, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelo longo loiro, e usa uma camisa preta de botão, blazer e calça de alfaiataria pretos.
A coleção da The Row queria valorizar o look “para vida real”. A locação foi propícia: as ruas de Paris

 

Um modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Off-White, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. O modelo é um homem branco que usa um blazer estilo jeans com a estampa de um raio-x de um tórax.
Blazers e sobretudos com estampas e recortes foram as estrelas da coleção da Off-White

 

Um modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Rick Owens, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. O modelo é um homem branco, de cabelo grande e liso, que usa um blazer estampado com uma vestido e uma bermuda.
A Rick Owens apresentou casacos estruturados, estampados e lisos como complementos para vestidos esvoaçantes

Paleta sóbria

As roupas apresentadas nessa Paris Fashion Week parecem ter saído de uma coleção de inverno, mas não se enganem: é a temporada de primavera/verão 2023. As etiquetas que desfilam na capital francesa propuseram cores sóbrias como um convite à formação de um guarda roupa atemporal

O preto foi a cor guia da já citada Dries Van Noten e também da Dior. Diferentes tons de marrom, azul marinho e amarelo mostarda complementam a paleta da próxima estação. As coleções da Saint Laurent, da Botter e da Schiaparelli seguiram nessa linha.

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Dries Van Noten, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher negra e jovem, de cabelo trançado curto, e usa um vestido preto que lembra um colete.
Os looks que abriram o desfile da Dries Van Noten eram todos pretos

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Dior, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelo castanho liso e curto, e usa um vestido bege e um casaco acolchoado preto.
Na Dior de Maria Grazia Chiuri, as cores escolhidas para a primavera foram preto, branco, bege e verde menta

 

Um modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Botter, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. O modelo é um homem negro e jovem, de cabelo crespo curto, e usa um conjunto de casaco e calça off white e um tênis laranja
A Botter aposta em tecidos tecnológicos para alertar sobre as mudanças climáticas e a importância da sustentabilidade

 

Os casacos e vestidos da Saint Laurent apareceram em diferentes tons de marrom, bordô, amarelo e verde musgo

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Chloé, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelos lisos loiros, e usa um vestido preto com bolas brancas e amarelas.
Apesar de ter apresentado umas peças vermelhas e rosas, o preto e o branco gelo dominaram a coleção da Chloé

 

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da marca Isabel Marant, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022 em Paris, França. A modelo é uma mulher branca e jovem, de cabelos lisos curtos, e usa um casaco e um short de couro marrom.
O estilo “chique sem esforço” das francesas atingiu o ápice na apresentação da Isabel Marant graças à paleta sóbria

Valorização do artesanal

Formas futurísticas ganharam um toque artesanal na coleção da Balmain. Vestidos que pareciam ter saído de um filme de ficção científica foram confeccionados em um material que lembrava a palha. O desfile, um show para os amantes de trabalho manuais minuciosos, teve ainda a presença da cantora Cher na passarela.

Vale destacar também o trabalho delicado em bordados que apareceram nos desfiles da Acne Studios e da Dior. Foi como se a alta-costura tivesse feito participação especial nas apresentações do ready-to-wear, como mostrou com louvor a Schiaparelli com os bordados nas jaquetas.

A Loewe também deu destaque ao trabalho dos seus artesãos, porém de uma forma lúdica. A marca criou roupas e acessórios que brincavam com o formato de plantas. Foi a referência mais literal à primavera nos desfiles parisienses.

Uma modelo caminha na passarela durante o desfile de moda da Balmain, coleção de Primavera/Verão 2023, como parte da Paris Fashion Week em setembro de 2022. A modelo é uma mulher negra e jovem, de cabelo trançado longo, e usa um vestido marrom com mangas e ombreiras esculturais.
As produções arquitetônicas da Balmain não eram só belas, mas também sustentáveis. Os tecidos eram feitos de papel, banana e madeira

 

Modelo negra e jovem, de cabelo raspado crespo, andando na passarela do desfile da marca Balmain. Ela usa um top de palha, uma calça branca e um cinto de madeira.
O diretor da Balmain, Olivier Rousteing, mostrou que é possível trabalhar o luxo a partir de materiais sustentáveis

 

A cantora Cher na passarela da marca Balmain, no desfile em Paris, ao lado do estilista Olivier Rousteing. Ela usa um macacão preto justo no corpo e ele um casaco e uma calça marrom
Olivier Rousteing convidou a cantora Cher para encerrar o desfile. Histórico!

 

Modelo morena e jovem, de cabelo liso castanho, desfilando na apresentação da marca Loewe, em Paris. Ela usa um vestido com uma flor grande bordada na frente.
Além das flores nos vestidos, a Loewe fez tênis que parecem ter grama crescendo

 

Mulher branca e jovem, de cabelo liso e louro, na passarela do desfile da Dior. Ela usa um vestido preto rendado
Os bordados das peças da Dior agregaram textura e riqueza de detalhes para os looks pretos

 

Mulher branca e jovem, de cabelo ruivo, posando para foto em um fundo vermelho. Ela usa um óculos de sol dourado, jaqueta e saia jeans com bordados dourados
A nada básica Schiaparelli trouxe casacos e jaquetas com bordados manuais que transformam as peças em obras de arte

Vestido de spray?

Na última sexta-feira (30/9), o Paris Fashion Week proporcionou um momento que marcou a história da moda. No final do desfile, a Coperni surpreendeu a todos quando a modelo Bella Hadid apareceu seminua na passarela e teve um vestido confeccionado com spray sob o corpo.

Do zero, a peça foi feita com o apoio de três homens, que esculpiram com equipamentos algo que parecia ser tinta, porém era um composto químico que, ao contato com pele, se transformava em tecido. A perfomance foi arrematada com um catwalk poderoso da modelo com o vestido branco.

Na imagem com cor, Coperni faz vestido ao vivo no corpo de Bella Hadid
A presença de Bella Hadid marcou o desfile da Coperni

 

Na imagem com cor, Coperni faz vestido ao vivo no corpo de Bella Hadid
A modelo protagonizou um momento histórico para a moda

 

Na imagem com cor, Coperni faz vestido ao vivo no corpo de Bella Hadid
A grife fez um vestido ao vivo no corpo da modelo

 

Na imagem com cor, Coperni faz vestido ao vivo no corpo de Bella Hadid
O momento surpreendeu

Neste domingo (2/10), como parte do calendário de primavera/verão 2023, o Paris Fashion Week terá apresentações de marcas como Balenciaga, Valentino e Givenchy. Já na segunda-feira (3/10), será a vez de Stella McCartney, Lanvin e AZ Factory, entre outras grifes. Para fechar o cronograma, na terça-feira (4/10), Chanel e Louis Vuitton.


Colaboraram Carina Benedetti e Luiz Maza

Mais lidas
Últimas notícias