metropoles.com

Dopamina: conheça a tendência de moda que promete bombar no verão

O estilo dopamine dressing fez sucesso no Hemisfério Norte graças aos looks coloridos e alegres que celebram a volta às ruas

atualizado

Compartilhar notícia

Jeremy Moeller/Getty Images
Mulher branca, jovem e loira, de cabelos lisos, andando pela rua. Ela usa um conjunto de shorts e camisa de botão, ambos roxos, e uma bolsa de mão na cor verde limão. Está de óculos escuros.
1 de 1 Mulher branca, jovem e loira, de cabelos lisos, andando pela rua. Ela usa um conjunto de shorts e camisa de botão, ambos roxos, e uma bolsa de mão na cor verde limão. Está de óculos escuros. - Foto: Jeremy Moeller/Getty Images

Depois de dois anos de distanciamento social devido ao contágio de Covid-19, nada mais natural do que querer sair e aparecer! Não é de se estranhar que a nova tendência do momento seja o estilo dopamine dressing, termo usado para classificar looks em cores nada discretas.

Vem entender mais!

Giphy/@ninasandbech/Instagram/Reprodução

O nome da tendência do momento foi inspirado nas funções do próprio corpo humano. Isso porque a dopamina é um neurotransmissor que, quando liberado, provoca sensação de prazer. Ou seja, o objetivo é usar a moda para despertar emoções.

A pedida por mais alegria tem tudo a ver com a atual situação do mundo. Após dois anos de pandemia, em que precisamos ficar reclusos para evitar o contágio e mais mortes, a vacina nos permite voltar à ativa. O sentimento geral é de querer recuperar o tempo perdido.

Por isso, nada de produções de moda básicas. A pedida é por cores e, no caso, tonalidades fortes! Rosa pink – como o desfilado pela Valentino –, amarelo, roxo e azul cerúleo. Se esses tons puderem ser combinados, melhor ainda.

Mulher jovem e negra, com cabelo cacheado louro, posando para foto no espelho com um celular. Ela usa um top curto, uma camisa de botão, uma calça jeans, todos verdes, e uma bolsa rosa pink transpassada.
O dopamine dressing remete ao prazer e à alegria que looks coloridos podem transmitir

 

Mulher jovem e negra, com cabelo cacheado curto, posando para foto nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos. Ela usa um top curto, uma saia jeans e uma jaqueta, todas as pelas em laranja, uma bolsa retangular de couro colorida e uma rasteira acolchoada rosa da marca Melissa.
Depois de dois anos de reclusão por causa da pandemia, a pedida é por uma moda chamativa

 

Mulher jovem e branca, com cabelo cacheado liso amarrado, posando para foto na rua, em um fundo branco. Ela usa um macacão com calças bufantes, em vermelho, e um casaco blazer azul forte por cima.
A volta dos eventos despertou a vontade por “montação” e por mais ousadia

 

Mulher jovem e branca, com cabelo loiro longo, posando para foto na praia. Ela usa uma blusa azul, uma saia amarela e uma bolsa estilo sacola também azul.
A tendência tem potencial para conquistar as brasileiras por ser a cara do verão

 

Mulher jovem e negra, com cabelo curto liso, posando para foto ao lado de uma barraca de feira. Ela usa um camisa de botão amarrada em um nó frontal, calça larga e uma bolsa, e todas as peças são verdes, menos o sapato, que é um chinelo plataforma na cor rosa.
O dopamine dressing pode ser uma ótima forma de sair da zona de conforto das combinações do dia a dia
Dicas para aderir

As cores têm lugar garantido no coração de muitas brasileiras. Por isso, a tendência da dopamina pode ser a aposta para a temporada de primavera/verão, quando as temperaturas sobem e a vontade de sair também aumenta. 

É o que reforça a consultora de estilo Rachel Jordan, autora do livro À Sua Moda. Em entrevista à coluna, ela conta que, por trabalhar com consultoria de imagem há mais de 10 anos, entende a importância do uso das cores e a influência que elas transmitem. “Nada melhor do que usar cores e se conectar com a psicologia delas. Afinal, elas transmitem mensagens”, explica.

Para quem quer aderir ao dopamine dressing, mas ainda se sente inseguro, a dica de Rachel Jordan é optar por combinações com cores análogas. “Escolha tons vizinhos no círculo cromático que possuem baixo contraste entre si”, aconselha.

Mulher branca e jovem, de cabelos lisos e pintados de rosa, fazendo uma foto selfie. Ela usa um biquíni verde de crochê, colares de miçanga coloridos e um chapéu estilo pescador colorido
Deixe os biquínis em tons sóbrios de lado e se jogue nas cores neste verão

 

Mulher branca e jovem, de cabelos lisos castanhos, sentada em uma cadeira na parte externa de um restaurante. Ela usa um top de seda amarelo, uma calça jeans branca, um casaco colorido e uma sandália de salto verde limão
Ainda tímido para usar tantas cores ao mesmo tempo? Mescle itens sóbrios para um look equilibrado

 

Mulher branca e jovem, de cabelos lisos e loiros, posando para foto no deck de madeira de uma praia. Ela usa um top de seda amarelo, uma calça folgada rosa, e sandália e bolsa na mesma cor.
Para quem quer usar mais de uma cor, a dica é apostar em tom predominante – na foto acima, é o rosa – e um auxiliar

 

 

Mulher jovem e negra, de cabelos raspados e loiros, posando para foto em um muro pintado em listras rosas e azuis. Ela usa um vestido longo e com mangas bufantes listrado, nas mesmas cores da parede, uma bolsa saco estilo ecobag na mesma estampa do vestido e uma sandália rasteira rosa.
Peças únicas, como vestidos e macacões, são uma ótima forma de apostar no dopamine dressing porque facilitam o styling

 

Mulher jovem e negra, de cabelos cacheados em tamanho médio, posando para foto em um muro de cimento cinza. Ela usa uma blusa de gola alta azul piscina, uma mini saia laranja e uma sandália de salto também azul piscina.
A preferência por cores apareceu em vários relatórios de previsões para o mercado de moda

 

Mas se você já tem autoconfiança e quer se desafiar, combinações complementares são a aposta! “Sejam quentes ou frias, o fato das cores serem vibrantes e coloridas já transmite uma comunicação de frescor, luz e alegria”, finaliza a consultora Rachel Jordan.

Colaborou Carina Benedetti

Compartilhar notícia