Com Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza

Primavera/verão 2022: confira destaques da Semana de Alta-Costura

Marcas como Schiaparelli, Dior, Chanel, Valentino e Fendi apresentaram coleções para o segmento em Paris, na França

atualizado 28/01/2022 10:31

Primavera/verão 2022 da Schiaparelli na Semana de Alta-Costura Peter White/Getty Images

A Semana de Alta-Costura, com a temporada de primavera/verão 2022, movimentou a moda entre os dias 24 e 27 de janeiro. Realizado em Paris, na França, o evento teve o luxo, o handmade e o toque artístico que a haute couture pede. Marcas tradicionais do calendário, Schiaparelli, Dior, Chanel, Valentino e Fendi voltaram ao presencial e deram o que falar.

Vem conferir!

Giphy/Peter White/Pascal Le Segretain/Kristy Sparow/Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Schiaparelli

A abertura da Semana de Alta-Costura aconteceu em grande estilo: com o surrealismo da Schiaparelli, no Petit Palais. O retorno ao presencial, depois da pausa devido à pandemia de Covid-19, mesmo em tempos ainda incertos, trouxe um ar de esperança e o esperado escapismo.

O diretor criativo da maison, Daniel Roseberry, apostou em uma paleta levemente sóbria, com foco nas cores preta e branca, sem deixar de lado o dourado, que sempre está nas criações da label. Além disso, a pegada maximalista não ficou de fora.

O estilista explicou o compilado com base no termo “l’appel du vide“, usado em francês. “Existe para quando você está dirigindo em um penhasco e sente uma vontade repentina de sair da estrada. É chamado de ‘o chamado do vazio’”, destacou à Vogue Runway. “O vazio é a ausência da realidade”, completou.

Características marcantes do DNA da maison, o drama e o volume deram vida a looks repletos de detalhes minuciosos, apesar de exagerados. Penas e emblemas da casa, como o cadeado, a lagosta e a famosa pomba apareceram nas composições.

Entre as referências evidentes, está o sistema solar. Nos detalhes, anéis de Saturno e o próprio Sol. Em um mix nada convencional, águas-vivas, bicos de aves e baguetes foram representados nas formas dos visuais. Vale reparar na bolsa em shape de cabeça humana, mais especificamente o rosto da modelo Maggie Maurer.

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
A Schiaparelli abriu a Semana de Alta-Costura

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
O surrealismo não poderia faltar

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
A coleção foca no preto, no branco e no dourado

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
Sem perder o drama e o maximalismo, sempre presentes nas coleções da Schiaparelli, Daniel Roseberry mirou na simplicidade – de um jeito particular

 

Primavera/verão 2022 com a alta-costura da Schiaparelli
Que tal um acessório que remete a uma baguete, literalmente?

 

 

Dior 

Padrões geométricos de cristal, manipulações complexas de tranças, adereços de tule e faixas de crepe de seda chamam atenção nos outfits apresentados pela Dior para a alta-costura na primavera/verão 2022. É claro que o artesanato, um dos pilares mais fortes da marca, esteve presente.

“Sou obcecada pelo bordado, é muito pessoal. Sou italiana, toda a minha vida vi mulheres bordar: minha avó, minhas tias, minha mãe… Sempre me fascinou, é toda uma linguagem com a qual as mulheres se expressam”, destacou a estilista Maria Grazia Chiuri à AFP.

O mood da coleção é festivo, em meio a uma mistura de elegância e ousadia. Muito brilho, silhuetas marcadas e sobreposições compõem os looks. Na paleta,  preto, cinza e marfim se sobressaem.

Pela terceira vez na história da Dior, a decoração do desfile foi realizada por jovens da escola Chanakya, de Mumbai, na Índia. A estrutura remete a uma instalação dos artistas indianos Madhvi e Manu Parekh, com pinturas reinterpretadas pelas bordadeiras.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
A Dior se apresentou no dia 24

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
Com coleção festiva

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
O desfile aconteceu no museu Rodin de Paris

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Dior
O artesanato está no DNA da Dior

 

Chanel

Na alta-costura da Chanel, o Grand Palais já é uma locação tradicional. Para a primavera/verão 2022, a escolha da marca foi novamente o exuberante edifício parisiense. O cenário foi projetado pelo artista Xavier Veilhan.

“Sébastien Tellier, autor-compositor e amigo da maison, apresentou uma série de novas faixas compostas especialmente para a ocasião em instrumentos de grandes dimensões, e o Cristal Baschet, órgão de cristal raro do Studio Venezia do Pavilhão da França na 57ª Bienal de Veneza em 2017″, explicou a Chanel em comunicado.

Com inspiração nos anos 1920, as peças de vestuário trazem detalhes como penas e franjas. “É uma coleção de verão, então, é muito fresca, mesmo com muitos bordados”, explicou a diretora artística da Chanel, Virginie Viard, à imprensa internacional.

Um dos momentos mais comentados do desfile foi a abertura, com um cavalo na passarela. Embaixadora da maison e neta de Grace Kelly, a princesa e cavaleira Charlotte Casiraghi entrou no desfile montada no animal. Vale ressaltar que a fundadora da label, Coco Chanel, era declaradamente fascinada pelo universo equestre.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
A princesa Charlotte Casiraghi abriu o desfile, no dia 25, com um cavalo

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
A coleção é inspirada no estilo dos anos 1920

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
Plumas estão entre os highlights

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Chanel
Virginie Viard mirou em um toque fresh, sem perder o glamour inerente à Chanel

 

Valentino

“Uma nova abordagem. Um estudo baseado na silhueta”: foi assim que a Valentino definiu a própria coleção de alta-costura com a temporada de spring/summer 2022. “Uma harmonia composta de tipos físicos e as roupas que os vestem”, explicou a marca francesa.

Batizado de Anatomy of Couture (Anatomia da Alta-Costura), o novo trabalho do designer italiano Pierpaolo Piccioli desafia regras e construções clássicas do segmento. Segundo a Valentino, em comunicado, a ideia é retirar a idealização e reescrever os processos.

Nos looks, modelagens fluidas e mix de texturas. Brilho e decotes se destacam em meio às composições. Como de praxe na etiqueta, cores vibrantes formaram majoritariamente a cartela, principalmente rosa e verde. Mesmo em visuais com tons sóbrios, como preto e branco, recortes deixaram as produções mais ousadas.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Anatomy of Couture (Anatomia da Alta-Costura) é a coleção de primavera/verão 2022 da Valentino

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
A marca se apresentou no dia 26 na Semana de Alta-Costura

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Plumas e tonalidade enérgica

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Alfaiataria desconstruída e ampla

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Valentino
Recortes estão nos itens revelados

 

 

Fendi

Nessa quinta-feira (27/1), último dia de programação, a Fendi apresentou a primeira coleção com plateia desde que Kim Jones assumiu o comando das criações de alta-costura. Trata-se do terceiro compilado desenhado pelo estilista britânico para a casa.

“Neste momento, a alta-costura é uma coisa muito estranha com o que está acontecendo no mundo. Os clientes não podem ver, então, tudo é enviado para eles. É um pouco fantasioso”, disse Jones, durante uma prévia com a imprensa internacional, em relação às restrições de viagens por causa da pandemia.

Na coleção, o resultado são peças para a noite. Mais uma vez, Jones exalta códigos romanos da marca italiana, com direito a estampas que remetem a esculturas antigas. Corpetes, drapeados, capas e assimetria estão no trabalho, assim como saias longas com barra no estilo mullet.

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
O desfile da Fendi foi realizado no espaço de eventos Bureau Betak

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
No último dia da Semana de Alta-Costura com a primavera/verão 2022

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
Espaço, astrologia e o céu estão entre as inspirações

 

Primavera/verão 2022 na alta-costura da Fendi
Kim Jones aposta em códigos romanos

 

Alta-costura

A alta-costura é o setor mais luxuoso da moda: as peças de haute couture exigem alto rigor técnico e são sempre feitas à mão. Organizado pela Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda, o evento que reúne as coleções do segmento acontece duas vezes por ano. Na primavera/verão 2022, também participaram etiquetas como Alexis Mabille, Julien Fournié, Alexandre Vauthier, Zuhair Murad, Jean Paul Gaultier, Elie Saab, Julie de Libran e Yanina Couture.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Mais lidas
Últimas notícias