Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Fim do reinado? Expert garante que a realeza está com os dias contados

Segundo Kelechi Okafor, a realeza “está começando a desmoronar” e, por isso, expert coloca em alerta o futuro da monarquia e da família real

atualizado 16/06/2021 9:29

Rainha Elizabeth II e príncipe HarryMax Mumby/Indigo/Getty Images

Com a renúncia de Harry e Meghan à Coroa britânica em 2020, a rainha Elizabeth II já se preparava para o tsunami que estava por vir com a decisão, sem precedentes, dos duques de Sussex. A rivalidade em curso entre o casal e a família real, entretanto, pode significar o fim da monarquia mais famosa do mundo. Em um artigo da Vanity Fair, a atriz e apresentadora de podcast Kelechi Okafor avaliou que a realeza “está começando a desmoronar” e, por isso, coloca em alerta o futuro do trono e dos membros da dinastia Windsor.

Diante do burburinho e dos últimos acontecimentos em torno da família real britânica, a revista Vanity Fair dedicou grande parte do recheio da edição de maio de 2021 à cobertura da dinastia Windsor. “Em vez de proteger a monarquia, o suposto tratamento não solidário da Coroa aos Sussexes apenas levou a instituição a uma crise existencial, alimentando questões sobre raízes coloniais e o presente sistematicamente racista da Grã-Bretanha”, escreveu a repórter Michelle Ruiz, em um artigo intitulado Fenda Continental.

Para a reportagem especial, a autora entrevistou Kelechi Okafor, atriz e apresentadora do podcast de cultura pop Say Your Mind (Diga o que pensa, em tradução do inglês). Na avaliação da convidada, os dias da rainha estão contados. “A rainha é uma figura de proa [frente de um barco] para um império que se recusa a entender que seus dias se foram”, explicou à Vanity Fair. Ela acrescentou à análise: “Diana apareceu… E, então, Meghan Markle apareceu, e tudo começou a desmoronar”.

0

De acordo com o artigo, a monarquia britânica costuma se mostrar envolta de uma atmosfera mágica dos príncipes e princesas da vida real. Os integrantes da família têm uma vida diferente dos súditos. A rixa entre realeza e os duques de Sussex, porém, acaba com a ideia de excepcionalismo. “Pelo que Meghan e Harry contam, os Windsors são apenas mais uma família disfuncional; a Coroa, mais um local de trabalho tóxico em que o RH não é seu amigo e no qual há falta de diversidade na alta administração”.

“Os Sussexes geraram algo tão fundamentalmente incendiário neste país que está mudando a face da Grã-Bretanha, e acho que a monarquia, como uma instituição arcaica, pode muito bem cair”, ponderou Anna Pasternak, escritora do livro a Princesa Apaixonada, em referência à mãe de Harry, a princesa Diana. No ponto de vista da especialista, não está certo se o príncipe Charles ascenderá ao trono, quando a rainha morrer ou caso ela decida renunciar ao cargo.

Rainha Elizabeth e príncipe Charles
Rainha Elizabeth e o primogênito, o príncipe Charles. Ele é o herdeiro do trono
Bandeira branca

Para a autora do artigo da Vanity Fair, o futuro da Coroa britânica dependerá dos futuros capítulos da briga entre os duques de Sussex e família real. Michelle Ruiz vê a inauguração da estátua da princesa Diana em 1º de julho, no Palácio de Kensington, como um gesto de salvação da monarquia. Na data, Lady Di completaria 60 anos. Mãe dos príncipes William e Harry, ela morreu em um acidente de carro em 1997.

Atualmente, Harry mora em Santa Bárbara, nos Estados Unidos. Se ele resolver participar da cerimônia ao lado do irmão, William, e da cunhada, Kate Middleton, a mídia especula que a paz será lançada. Caso o duque de Sussex decida não comparecer à solenidade, ficará claro que a reconciliação entre os parentes estará bem longe de ser selada. Em março, Meghan e Harry concederam uma entrevista reveladora à apresentadora Oprah Winfrey. Na ocasião, o príncipe disse: “O tempo cura todas as coisas, espero”.

Meghan Markle, príncipe Harry e rainha Elizabeth II
Meghan Markle, príncipe Harry e rainha Elizabeth II
Meghan Markle e príncipe Harry
O casal tem feito revelações polêmicas sobre a vida no Reino Unido
Príncipe Harry e Meghan Markle
Último compromisso de Harry e Meghan na realeza, em março de 2020

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias