metropoles.com

Cardiologista cita as 4 melhores frutas para baixar a pressão arterial

No Brasil, a pressão alta atinge 30% população adulta. Segundo um cardiologista, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem mostra uma pessoa de jaleco cor de rosa segurando um coração de plástico vermelho - Metrópoles - insuficiência cardíaca
1 de 1 Imagem mostra uma pessoa de jaleco cor de rosa segurando um coração de plástico vermelho - Metrópoles - insuficiência cardíaca - Foto: GettyImages

Entre as doenças com maior incidência em todo o mundo, a cardíaca continua sendo a principal causa de morte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Da série de problemas cardiovasculares, o mais frequente é a pressão alta. No Brasil, a condição atinge 30% população adulta. Segundo um médico, quatro frutas podem ajudar no controle da hipertensão.

Com mais de duas décadas de experiência, o cardiologista David Sabgir concedeu entrevista ao portal estadunidense Eating Well. O especialista em saúde do coração recomendou comer determinadas frutas devido ao fato desses alimentos terem propriedades nutricionais capazes de estabilizar ou reduzir a hipertensão. Confira!

1. Banana

Conforme salientou o cardiologista, a banana parece ter sido “embalada” em um nutriente saudável para o coração: o potássio. “O mineral é reconhecido pela capacidade de reduzir os efeitos do sódio no corpo e de aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos”, atestou.

Foto colorida de duas bananas e da fruta cortada em uma tigela - Metrópoles
O cardiologista indicou comer banana

Sabgir explicou como o potássio age no organismo. Nas situações em que corpo estiver retendo muita água, consequentemente haverá mais líquido no sangue, o que aumenta a pressão arterial. O nutriente auxilia na remoção de parte do excesso de fluídos.

2. Abacate

Assim como a banana, o abacate dispõe de uma quantidade significativa de potássio. Apenas uma porção do alimento pode oferecer em torno de 250 miligramas do mineral essencial para o funcionamento do organismo.

“Uma dieta rica em potássio ajuda a compensar alguns dos efeitos nocivos do sódio na pressão arterial”, garantiu o médico.

Além do potássio, Sabgir evidenciou que os “alimentos cremosos” apresentam fibras dietéticas e gorduras insaturadas. Os dois compostos tendem a beneficiar a saúde cardiovascular.

Imagem colorida de abacate e vitamina de abacate - Metrópoles
Outra fruta da lista é o abacate

3. Bagas

Costuma comer frutas do tipo bagas no café da manhã ou como lanche, saiba que está fazendo algo positivo para o coração. Consumir mirtilos, amoras ou framboesas constantemente favorece com o controle da pressão arterial.

“As frutas vermelhas contêm antioxidantes, incluindo antocianinas, que pesquisas sugeriram  ajudar a reduzir a pressão arterial”, destacou o cardiologista.

Foto colorida de vasilha de madeira com frutas, a exemplo de morango, mirtilo, amora e framboesa, dentro - Metrópoles
As bagas foram sugeridas pelo médico

4. Kiwi

David Sabgir frisou quanto ao consumo de kiwi ser uma boa fonte de vitamina C, nutriente com ativos que contribuem com a redução da pressão arterial em pacientes com “hipertensão primária”. A fruta também soma teor de potássio. Para comprovar a tese, o médico expôs estudos.

“Pesquisas recentes descobriram que uma porção diária de kiwi pode reduzir a pressão arterial sistólica [o índice corresponde ao valor mais alto que aparece durante uma aferição]”, disse o cardiologista. Ele se referiu a um estudo publicado pela revista Nutrients.

kiwi
A fruta tem potássio e vitamina C na composição

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?