metropoles.com

Cardiologista cita 5 alimentos bons e 5 ruins para a saúde do coração

Maria Tereza Carnaúba elaborou listas com alimentos bons e ruins para o coração. Ela é chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base

atualizado

Compartilhar notícia

Fcafotodigital/Getty Images
Foto colorida de superfície azul com estetoscópio, frutas dentro de um prato em formato de coração, equipamento para medir pressão arterial, peso para fazer exercícios e fita métrica - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de superfície azul com estetoscópio, frutas dentro de um prato em formato de coração, equipamento para medir pressão arterial, peso para fazer exercícios e fita métrica - Metrópoles - Foto: Fcafotodigital/Getty Images

Entre os cinco órgãos mais importantes do corpo humano, está o coração, responsável por bombear o sangue. Mantê-lo saudável requer constância em alguns hábitos, a exemplo de praticar exercícios físicos, não fumar, controlar a pressão arterial, fazer exames clínicos periódicos e dispor de uma alimentação adequada.

Nas últimas semanas, a Coluna Claudia Meireles tem conversado com médicos para saber quais os melhores alimentos para ajudar o bom funcionamento do organismo e quais deles devem ser cortados da dieta por prejudicarem a saúde, o mesmo vale para o coração. A alimentação impacta intrinsecamente em como o órgão opera.

Foto colorida de prato em formato de coração com frutas, peixe, verduras dentro. Do lado, há potes pequenos, em formato de coração, com grãos e oleaginosas dentro - Metrópoles
A cardiologista Maria Tereza Carnaúba fez uma lista dos alimentos benéficos e maléficos para o coração

Chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, a médica Maria Tereza Carnaúba montou duas listas, sendo uma com os alimentos que devem ser evitados e a outra com as opções consideradas “amigas do coração”. Confira o “elenco” e trate de eliminar ou de adicionar as sugestões das refeições!

Evite!

1. Carnes vermelhas e de porco em excesso
Segundo Maria Tereza, as carnes são ricas em gorduras saturadas que “predispõe a formação de placas nas artérias do coração”.

2. Alimentos processados
Integram a listagem enlatados, hambúrgueres, molhos prontos e biscoitos recheados. “São ricos em gorduras trans e favorecem a obstrução das artérias do coração”, enfatiza a cardiologista.

Foto colorida de duas torres de biscoitos recheados em um fundo terracota - Metrópoles
Os biscoitos recheados são um perigo para o bom funcionamento do coração

3. Sal em excesso
Como elevam a pressão arterial, alimentos com alto índice de sal podem resultar em infartos e acidentes vasculares, como derrames. “Os produtos processados são sempre muito salgados”, salienta a especialista.

4. Doces em excesso
De acordo com Maria Tereza Carnaúba, sorvetes, doces e sobremesas englobam o rol por levarem a diabetes e a obesidade, condições consideradas como fatores de risco para doenças cardiovasculares.

5. Sucos de caixinha
Conforme explicou a chefe do serviço de cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal, as bebidas encaixotadas contêm alto teor de açúcar e de conservantes.

Ilustração colorida de duas caixas de suco, sendo uma de laranja e a outra de abacaxi - Metrópoles
A médica recomenda evitar o consumo de sucos de caixinha

Coma!

1. Vegetais no geral
No topo da listagem de alimentos benéficos para o coração, Maria Tereza elenca legumes, verduras e frutas in natura por serem boas fontes de vitaminas e fibras.

2. Alimentos integrais
“Ricos em fibras, os alimentos integrais ajudam na digestão e podem facilitar o emagrecimento por provocarem a sensação de saciedade”, elucida a cardiologista.

3. Oleaginosas
Castanhas, por exemplo, a do pará. Fontes de gorduras boas, as oleaginosas também promovem a saciedade. A médica pondera que esses alimentos precisam ser consumidos com moderação por terem alto teor calórico.

Foto colorida de um coração vermelho, dentro de um prato prato, ao lado está um par de mãos que segura um garfo e uma faca - Metrópoles
A alimentação impacta diretamente na saúde do órgão

4. Peixes e carnes brancas
A cardiologista garante que tanto os peixes quanto as carnes brancas fornecem as proteínas necessárias ao organismo e dispõem de baixo teor de gorduras.

5. Vinho tinto
Quem gosta de consumir a bebida, ficou feliz ao saber que o vinho tinto faz bem ao coração. Maria Tereza deixa avisado que a opção deve ser orientada por um médico em caso de cardiopatias prévias, diabetes e outras doenças.

“O vinho tinto é rico em flavonóides que tem efeito cardioprotetor e reduz o colesterol ruim, o LDL”, esclarece a especialista. Ela aconselha uma taça por dia para as mulheres e duas, para os homens.

Foto colorida de vinho, dentro de uma garrafa, sendo colocado em uma taça - Metrópoles
O vinho é um dos alimentos “amigos” do coração, segundo a médica

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?