metropoles.com

Efeito Ozempic? Veja alimentos que estimulam saciedade e cortam fome

Especialista sugere alimentos que estimulam produção do hormônio GLP-1, cujo efeito é aumentar a insulina e diminuir a fome

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Nutricionista recomenda alimentos que funcionam como o Ozempic|
1 de 1 Nutricionista recomenda alimentos que funcionam como o Ozempic| - Foto: iStock

Embora seja um remédico indicado para o controle da diabetes tipo 2, o Ozempic se popularizou em uso “off label” por facilitar o emagrecimento. Isso por que entre os efeitos da semaglutida está a diminuição do apetite. Alguns alimentos, porém, têm uma função natural parecida no nosso organismo.

A maior vantagem é que boa parte desses alimentos já estão no cardápio brasileiro, mas muitas vezes são relegados a um segundo plano.

Como funciona a semagludia para emagrecer?

O Ozempic leva à perda de peso ao agir no nosso corpo de forma similar ao hormônio, o GLP-1, também conhecido como hormônio da saciedade. Ele é produzido pelo nosso intestino, liberado na presença de glicose, e sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite. Ele também aumenta a secreção de insulina e por isso é usado no controle da diabetes.

Alguns alimentos naturalmente tem a função de estimular a liberação do GLP-1. Um artigo de nutricionistas dinamarqueses e alemães, publicado na Nutrients em maio de 2023, por exemplo, revelou que os lactobacilos, encontrados em alimentos como iogurte e kombucha, são eficientes em estimular a produção do GLP-1.

O que comer para ter ação semelhante?

A nutricionista Emma Beckett apontou alguns alimentos que produzem efeitos semelhantes à medicação. Em artigo divulgado no site The Conversation, a professora da Universidade de Newcastle, na Austrália, apontou como estimular a produção do hormônio da saciedade.

“Recomendo uma alimentação com muitas gorduras boas, como abacate, nozes e castanhas, ou fontes de proteínas magras, como os ovos e salmão. Todos eles têm a propriedade de estimular o GLP-1”, disse ela.

“Além disso, alimentos ricos em fibras fermentáveis, como a beterraba e os grãos integrais, também permitem um fortalecimento das nossas bactérias intestinais, que produzem ácidos capazes de desencadear a secreção de GLP-1”, completa ela.

O consumo destes alimentos, porém, não chega a uma produção do hormônio tão acentuada como a do Ozempic. Sendo assim, se você tem indicação médica para o controle da diabetes com o medicamento, não deixe de usá-lo.

Melhores dietas para comer saudável

0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações