metropoles.com

Médica cita alimentos que nunca comeria para manter o coração saudável

Alguns alimentos devem ser incluídos na dieta para se ter um coração saudável. Outros, contudo, a médica disse evitar ou reduzir ao máximo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Recipiente vermelho em forma de coração com vegetais dentro. Ao redor, algumas leguminosas, halteres de academia, aparelho de pressão arterial e estetoscópio - Metrópoles
1 de 1 Recipiente vermelho em forma de coração com vegetais dentro. Ao redor, algumas leguminosas, halteres de academia, aparelho de pressão arterial e estetoscópio - Metrópoles - Foto: Getty Images

Especialista em medicina regenerativa e antienvelhecimento, Rosmy Barrios destacou que uma alimentação balanceada é a “base” de um estilo de vida saudável para o coração. Segundo a médica, as pessoas focam muito no que devem incluir nas refeições, entretanto, esquecem dos alimentos que precisam ser evitados ou reduzidos do prato.

Em entrevista ao portal britânico Express, a médica montou uma lista com os alimentos que ela não costuma ingerir por serem prejudiciais para a saúde e, principalmente, por afetarem o coração. “Existem vários alimentos que eu desaconselho fortemente ou recomendo consumir apenas com moderação extrema para manter um coração saudável”, disse.

Foto de mesa com alimentos em recipientes em formato de coração e aparelho para medir a pressão - Metrópoles
A médica comentou que as pessoas precisam retirar alguns alimentos do prato para manter o coração saudável

Rosmy complementou: “Isso inclui gorduras trans, gorduras saturadas, excesso de sódio e açúcares adicionados”. Nas escolhas saudáveis da médica para o coração está comer vegetais, frutas, nozes e grãos integrais.

Confira o que eliminar das refeições!

1. Gordura trans

Conforme ressaltou a médica, esse tipo de gordura está escondido em alimentos processados, por exemplo, biscoitos, donuts, pipocas e pizza congelada. Ela caracterizou a substância como “particularmente prejudicial ao sistema cardiovascular” e que pode contribuir com o colesterol ruim, chamado de LDL.

“Em vez de gorduras trans, opte pelas mais saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas encontradas no azeite, abacate e peixes gordurosos, como o salmão. Essas gorduras podem aumentar o colesterol ‘bom’ e diminuir o o ‘ruim'”, sugeriu Rosmy.

Foto colorida de duas torres de biscoitos recheados em um fundo terracota - Metrópoles
Os biscoitos recheados são um perigo para o bom funcionamento do coração

 2. Gorduras saturadas

Presente em carnes gordurosas e em laticínios, esse tipo de gordura eleva o colesterol, conforme explicou a expert. Quando consumida em exagero, tende a ser um fator determinante para o desenvolvimento de aterosclerose, doença inflamatória resultante do acúmulo de lipídios. A condição dificulta o fluxo sanguíneo para o coração e para o cérebro.

“Para reduzir a ingestão de gordura saturada, escolha fontes de proteína magra, como aves sem pele, peixes e legumes”, recomendou a médica.

Foto colorida de duas fatias de salmão em um prato branco. Há ervas finas em cima dos peixes - Metrópoles
O salmão é um peixe que oferece propriedades positivas para o coração e para o cérebro

3. Excesso de sódio

Para a especialista em medicina regenerativa, a ingestão de sódio “não se limita apenas ao saleiro que fica no armário da cozinha, o que é preocupante”. Os alimentos processados trazem grandes quantidades do elemento químico e fazem parte das refeições com regularidade.

Salsichas, molhos prontos, cubos de caldo e frangos empanados são alguns dos alimentos ricos em sódio, substância que possibilita a retenção de água, consequentemente, aumenta a pressão arterial e sobrecarrega o coração. Rosmy Barrios aconselhou usar ervas e temperos naturais para dar sabor aos preparos em vez do sal.

“Selecione versões de alimentos processados com baixo teor de sódio ou sem adição de sal”, instruiu.

Foto colorida de nuggets de frango empilhados - Metrópoles
Frango empanado é um dos alimentos com grande quantidade de sódio

 4. Açucares adicionados

Na entrevista, a médica salientou sobre o consumo de lanches e bebidas açucarados “abrirem caminho” para doenças cardíacas, em especial em pessoas com resistência à insulina ou diabetes. Ela indicou recorrer a opções saudáveis. É o caso das frutas inteiras e de alimentos fontes de fibras.

Foto colorida de três copos transparentes com coca e gelo dentro - Metrópoles
Refrigerante é uma bebida açucarada

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?