Quer emagrecer? Aprenda a identificar se você realmente está com fome

Saiba identificar o que é fome de verdade e diferenciá-la da vontade de comer

atualizado 27/07/2020 11:26

iStock

A fome é uma sinalização tão certa quanto a vontade de ir ao banheiro. Comer e fazer xixi são necessidades fisiológicas, e seu corpo está pronto para avisá-lo do momento ideal de cada uma dessas atividades.

Quando o apetite é “real”, não há dúvida. Se você não tem certeza se precisa comer algo, pode saber: não é fome!

Outro modo válido de entender se é a hora de fazer uma refeição é avaliar a seletividade. É como fazemos com as crianças. Se elas pedem biscoito, mas dizem “não” para um prato de feijão e arroz, provavelmente ouvem das mães que, então, não estão com fome. Para os adultos, a regra é a mesma, independentemente de qual seja o desejo em questão.

Uma alimentação riquíssima em carboidratos (principalmente açúcares e farináceos) e pobre em gorduras (cheia de produtos “light“, por exemplo), torna-se um problema.

Quando você come um macarrão com molho de tomate normalmente quer voltar a se alimentar pouco tempo depois, o que não acontece caso se farte de um filé com sua gordura natural, um legume refogado na manteiga e uma salada com azeite.

Fora que as oscilações de glicemia (e consequentemente, dos níveis de insulina) são pequenas e pouco frequentes, o que impede essa vontade “louca” de comer o tempo todo.

Últimas notícias