Arroz com feijão engorda e não pode fazer parte da dieta. Será?

O que engorda não é o arroz com feijão, e sim uma alimentação desregrada ao longo dos dias

Reprodução/PinterestReprodução/Pinterest

atualizado 12/09/2019 18:51

O arroz com feijão faz parte da mesa de milhares de brasileiros. Muitas vezes, a dupla, eterno ícone nacional, tem levado a fama de ser a responsável pelos quilinhos extras.

Será que é mesmo necessário cortar o arroz com feijão do seu plano alimentar para emagrecer? Quem explica tudo sobre o tema é o nutricionista Sidney Veloso. “Na nutrição, gosto muito de utilizar a palavra ‘depende’. Nesse caso específico, entretanto, a resposta é não!”

A combinação desses dois alimentos maravilhosos, saudáveis, e ricos em vitaminas e minerais fornece todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo. No consultório, o especialista reitera que a combinação é perfeita.

“O arroz é rico em aminoácidos como a metionina e cisteína, porém, é pobre no aminoácido lisina. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo muito rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína. Ou seja: um completa o outro”, diz.

Uma porção de 100 gramas de arroz e 100 gramas de feijão apresenta aproximadamente 41 gramas de carboidratos, 8,1 gramas de proteína, e 4 gramas de gordura.

Eles têm um valor calórico relativamente baixo e, vamos combinar, quem não gosta de uma refeição com arroz e feijão?

Não é preciso ter medo dos alimentos, basta equilíbrio na ingestão. Não os exclua do seu plano alimentar. O que engorda não é o arroz com feijão, e sim uma alimentação desregrada ao longo dos dias.

“Adoro prescrever essa mistura tão a cara do Brasil, porém, sempre respeitando os gostos de cada um”, conta o nutricionista, ressaltando que dieta é algo individualizado. Ele mesmo come arroz e feijão em duas de suas cinco refeições diárias.

Procure ajuda de um especialista para ajustes específicos.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias