Aprenda como melhorar seus resultados de emagrecimento

No treino, é importante dar novos estímulos aos músculos e fazer com que essas mudanças permaneçam por um tempo

iStockiStock

atualizado 07/11/2019 18:08

Ter continuidade na rotina de exercícios, variar as atividades físicas e se alimentar de maneira saudável e orientada são pontos essenciais para obter sucesso no emagrecimento.

No quesito treino, é importante dar novos estímulos aos músculos e fazer com que essas mudanças permaneçam por um tempo devido a dois fatores:

  1. Aumentar a tensão nas fibras (relação com dano muscular);
  2. Gerar acúmulo de resíduos provenientes da contração muscular intensa (relação com estresse metabólico)

Essa combinação é excelente. Vale lembrar que, ao passarmos um tempo sob maior tensão, causamos uma diminuição na passagem do fluxo sanguíneo local, elevando, assim, o acúmulo de resíduos.

Agora, quando se pretende dar tensão à musculatura, é possível conseguir por meio de incremento da carga externa, prolongamento da amplitude, alteração de exercícios e outras ferramentas que permitam estender a incidência de microlesões no tecido muscular.

É importante ter esses dois fatores no treino. Saliento, aliás, que eles podem ser aplicados de diversas maneiras.

Modificar a intensidade do treino é necessário. Porém, devemos manter por certo período o novo estímulo, para que o músculo se adapte e responda de maneira eficiente.

Quando me refiro a “novos estímulos”, não falo apenas em alterar o exercício. Dá para manter o mesmo treino e aplicar outras variáveis, como intensidade, método e cadência.

Busque ajuda de profissionais para te orientar na elaboração do seu programa de exercícios. Treino planejado adequadamente proporciona ótimos resultados!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias