Quanto tempo deve durar um bom treino?

Estudos apontam que o conjunto de exercícios mais eficiente é aquele que reúne intensidade em um curto período

IstockIstock

atualizado 13/06/2019 14:51

A eficácia do treino não está associada ao tempo. Treino bom é aquele que o controle das variáveis de intensidade é observado e tudo é ajustado para obter uma maior demanda do organismo, trazendo, assim, resultado positivo em um período mais curto.

Estudos como o do Fisher et al. (2015) compararam treinos de alta intensidade (quatro sprints de 30 segundos) realizados três vezes na semana contra treinos contínuos moderados por cinco vezes no mesmo intervalo de tempo (duração de 45-60 minutos). Ao final de seis semanas, os resultados foram similares nos parâmetros avaliados (perfil lipídico, gordura corporal, pressão arterial, entre outros)

Interessante é que o grupo que realizou sprints treinou durante 60 minutos por semana, enquanto o treino aeróbio contínuo utilizou entre quatro e cinco por semana.

Se é possível utilizar de maneira correta, planejada e sistematizada um treino mais eficiente, que traga os mesmos benefícios necessitando apenas 20% do tempo semanal, não é preciso prolongar tanto o período do exercício. Saber disso é importante, já que uma das queixas mais comuns é a falta de tempo para a prática.

Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias