Rolou na 5ª: Bolsonaro ameaça STF com “acabou, porra”; HC para Weintraub

Ministério da Saúde atualiza números da Covid-19 no Brasil: com 1.156 novas mortes, Brasil tem 26.754 óbitos registrados em 438.238 casos

atualizado 28/05/2020 21:56

Rolou nesta quinta-feira (28/05): “Acabou, porra”. Foi dessa forma que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à operação da Polícia Federal (PF) que apreendeu computadores, celulares e tablets de empresários, comunicadores e influenciadores digitais acusados de propagar fake news.

Bolsonaro demonstrou bastante irritação com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou as buscas e apreensões em seis unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.

“As coisas têm limite, ontem [quarta-feira] foi o último dia. Me desculpe o desabafo, mas não dá para admitir decisões individuais. Não vamos admitir que uma única pessoa tome decisão em nome de todos”, criticou.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, anunciou, nos primeiros minutos desta quinta, via Twitter, que ingressou com um habeas corpus no STF em nome do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e dos demais envolvidos no Inquérito 4.781, chamado de Inquérito das Fake News.

A medida visa garantir a “liberdade de expressão” e “independência, harmonia e respeito entre os poderes”, escreveu o ministro no Twitter ao anunciar a medida, que tenta evitar o depoimento de Weintraub à Polícia Federal por conta de ataques aos ministros do STF registrados na reunião de 22 de abril do gabinete do presidente Jair Bolsonaro.

Veja outras notícias desta quinta:

Últimas notícias