Blog com notícias, comentários, charges e enquetes sobre o que acontece na política brasileira. Por Ricardo Noblat e equipe

18 anos Blog do Noblat

Presidente português avisaria Bolsonaro cessão do coração de dom Pedro

Mas presidente brasileiro cancelou encontro com Marcelo de Souza, por causa de Lula; até agora, está mantido o translado do órgão

atualizado 03/07/2022 15:57

Coração de D. Pedro/Facebook/Reprodução

Um dos assuntos que seria tratado amanhã no encontro entre Jair Bolsonaro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, seria a cessão por empréstimo do coração de Dom Pedro I para as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil.

O interesse do governo em ter o coração no bicentenário foi revelado pelo Blog do Noblat, no final de abril. 

As autoridades portuguesas já decidiram autorizar o translado do órgão para o Brasil e o presidente português iria fazer o comunicado oficial a Bolsonaro. Mas o encontro foi desmarcado pelo brasileiro. A razão foi o encontro que ocorreu hoje entre Souza e o petista Luiz Inácio Lula da Silva. 

O cancelamento do encontro por parte de Bolsonaro não deve afetar a decisão do envio do coração de Dom Pedro para as festividades do 7 de Setembro. A Câmara Municipal de Porto, pelo seu presidente, Rui Moreira, autorizou o envio do órgão, após ouvir o Instituto Médico Legal local sobre as condições do coração, se suportaria ou não essa viagem.

No final do mês passado, Moreira comunicou a decisão diretamente a Marcelo Souza. O Blog do Noblat teve acesso a troca de informações do Itamaraty dando conta de que o presidente português gostaria de fazer o comunicado diretamente a Bolsonaro, nesse encontro de amanhã, agora cancelado.

O coração de dom Pedro está guardado em um recipiente de vidro na igreja de Nossa Senhora da Lapa, em Porto, desde 1837 (foto em destaque). A cada 10 anos, é trocado um líquido, com base em formol, que o mantém preservado. Para os portugueses, ele é o dom Pedro IV.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), se mantida a decisão do empréstimo do coração do imperador, irá fazer o transporte.

Últimas do Blog