metropoles.com

De Daniel Silveira a Queiroz, PTB vira linha auxiliar do bolsonarismo

Após aproximação com o Palácio essa semana, partido de Jefferson acolhe bolsonaristas “raiz” e vira opção para não inchar o PL

atualizado

Compartilhar notícia

Evandro Éboli/Metrópoles
Bolsonaristas apoiam Silveira, Bolsonaro e Jefferson no 7 de Setembro de 2021
1 de 1 Bolsonaristas apoiam Silveira, Bolsonaro e Jefferson no 7 de Setembro de 2021 - Foto: Evandro Éboli/Metrópoles

A aproximação do PTB com o Palácio do Planalto e o anúncio de que irá apoiar a tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro aqueceu o movimento de filiação de bolsonaristas ao partido de Roberto Jefferson.

E essa adesão envolve aliados de primeira hora de Bolsonaro e não políticos que estejam chegando agora ou que passaram a apoiar o presidente após sua filiação ao PL.

O PTB se torna um partido de linha auxiliar do bolsonarismo, que desafoga o PL, não concentra os candidatos de Bolsonaro numa legenda só e diversifica para ganhar força nos estados.

Entre esses nomes estão o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que, em fevereiro do ano passado, ainda preso, assinou uma ficha de filiação simbólica ao PTB, endossada por Roberto Jefferson, hoje detido em Bangu. A filiação vai se dar na janela eleitoral, agora em março. É candidato à reeleição.

Dois amigos de longa data de Bolsonaro, próximos de fato, encaminham suas filiações ao PTB: Fabrício Queiroz, o ex-Policial Militar envolvido no escândalo da “rachadinha” e Waldir Jacaré, quase um assessor pessoal do presidente também de longa data, há mais de 30 anos. Ambos, pré-candidatos a deputado federal, pelo Rio.

Abraham Weintraub, o controverso ex-ministro da Educação desse governo, é aguardado no PTB, partido pelo qual pode disputar o governo de São Paulo. É esperada também a filiação de Carla Zambelli (PSL-SP), da linha de frente do bolsonarismo.

Ontem, a deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) anunciou seu ingresso no PTB, após o partido anunciar apoio a Bolsonaro.

“É com muita alegria que informo a todos que aceitei o convite do PTB para integrar o partido. Uma sigla de direita, conservadora e que apoia nosso presidente Bolsonaro” – postou Manato.

O próprio Jefferson, se tiver elegível, deve sair candidato a Senado pelo Rio de Janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?