Homem tomando suplemento na academia

Veja como o shake de whey protein ajuda a emagrecer e a perder gordura

A bebida tem um alto valor de proteínas, que auxiliam na construção de massa magra

atualizado 15/12/2021 12:26

Homem tomando suplemento na academiaGetty Images

À medida que mais pesquisas surgem sobre os benefícios das proteínas para a perda de peso, não é surpresa que as pessoas estejam recorrendo aos shakes que levam esse nutriente para ajudar a perder uns quilos extras.

Apesar de sua prevalência em quase todos os mercados e lojas de suplementos naturais, vale destacar que os shakes não são uma varinha mágica quando se trata de “secar” e ser saudável.

Quando o assunto é emagrecimento, eles podem ajudar — e muito! —, desde que sejam combinados a um estilo de vida saudável e déficit calórico.

Whey protein
Whey protein

A bebida, com cerca de 200 calorias, pode substituir uma refeição de forma benéfica ao organismo. As pesquisas confirmam isso: um pequeno estudo de 2018 sobre adultos chineses com sobrepeso descobriu que aqueles que substituíram o jantar por um shake de proteína de 388 calorias por 12 semanas tiveram uma redução maior do IMC e perderam mais peso do que aqueles que jantaram normalmente. O primeiro grupo perdeu cerca de 4,5 kg enquanto, aqueles que fizeram o jantar regular eliminaram cerca de 2,2 kg.

No entanto, ingerir mais proteínas não significa, necessariamente, que você perderá peso, pois o excesso de calorias acabará sendo armazenado como gordura. Na verdade, seria mais sobre reduzir as calorias que você já consome do que aumentar a quantidade de proteína que você ingere.

Embora a proteína não gere uma perda de peso milagrosa, alguns estudos revelaram que ela aumenta a eliminação de gordura. Mais um estudo, desta vez realizado em 2008 com pessoas obesas, descobriu que aqueles que usaram um substituto de refeição com alto teor de proteína por duas refeições durante 12 semanas perderam uma quantidade semelhante de peso, porém “deram adeus” a mais gordura do que aqueles que usaram um substituto de refeição com alto teor de carboidratos.

Dito isso, descubra, abaixo, como essa bebida é “amiga” de quem quer se despedir dos quilinhos indesejados:

Mantém você saciado por mais tempo

A proteína dá mais saciedade que carboidratos ou gorduras, o que significa que você fica “cheio” por mais tempo e, com isso, é menos provável que você belisque algo durante o dia, o que reduz a ingestão de calorias.

Constrói músculos magros

Quando combinado com treino de resistência, a proteína auxilia a construir músculos, e eles queimam mais calorias do que gordura. Na verdade, a cada 1 a 2 kg de ganho muscular, as pessoas tendem a queimar 50 calorias a mais por dia.

Aumenta o metabolismo

São necessárias mais calorias para digerir uma grama de proteína em comparação a uma grama de carboidratos ou gordura. Embora a diferença pareça mínima, pode ajudar na perda de peso como parte de uma dieta de baixa caloria.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias