Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Expert mostra verdades que ninguém te conta sobre a perda de peso

Autora do livro Target 100, a treinadora Liz Josefsberg já atendeu estrelas como Jennifer Hudson e acredita no poder da mente

atualizado 14/05/2021 12:03

mulher segura calça emagrecimentoGetty Images

Você já deve ter lido ou ouvido alguma vez sobre o poder da mente em nossas vidas. Através de uma mentalidade acurada, por exemplo, somos capazes de enfrentar frios extremos, diminuir o estresse e até mesmo curar doenças. Diante de tantos “gurus do bem-estar” conhecidos pelo mundo, a coluna Claudia Meireles optou, desta vez, por se aprofundar no trabalho de Liz Josefsberg. Ela é especialista em perda de peso com mais de 15 anos no mercado e obtém uma legião de admiradores.

Ao entrarmos em seu site oficial, um grande chamado nos prende a atenção: “Quando se trata de perda de peso real e duradoura… O inimigo não é a comida, é o hábito!”, clama o portal. Logo, podemos entender que a principal ideia de Josefsberg é trabalhar em nossa mentalidade para alcançarmos objetivos concretos.

A expert em emagrecimento é consultora e conselheira para empresas ou soluções emergentes de saúde. Ela também dá palestras e já atendeu celebridades, como Jennifer Hudson, Jessica Simpson, Charles Barkley, Katie Couric, Suze Orman e Amber Riley. Ainda, ela presta consultoria privada a pacientes que buscam conquistar um novo estilo de vida.

Liz Josefsberg já apareceu no programa da Oprah, como também participou de Dr. Oz, QVC, Katie!, The Doctors e Good Morning America. A especialista é autora do livro Target 100 (traduz-se Alvo 100). Na obra, a escritora mostra que “você não precisa ser um escravo de seu programa de perda de peso”. De acordo com a descrição, não é necessário contarmos cada grama de cada nutriente e caloria que ingerimos nas refeições. “Acredite ou não, a perda de peso pode ser simples”, afirma o livro.

Liz Josefsberg
Liz Josefsberg e seu famoso livro Target 100

O título simplifica o processo de emagrecimento em seis diretrizes que, segundo a apresentação, são fáceis de serem seguidas. O livro também mostra como ajustá-las para se adequar ao estilo de vida da pessoa, personalizando o programa para que funcione. Josefsberg também disponibiliza dicas, planilhas e percepções poderosas que ajudam a reprogramar uma série de comportamentos, desde lutar contra o estresse até dormir mais, “preparando o terreno” para um resultado permanente e a longo prazo.

Experiência própria

“Lutar com o peso fez parte da minha identidade durante a maior parte da minha vida. Eu era uma criança com excesso de peso e fui provocada sem piedade. O mundo ainda é cruel com mulheres e meninas que não se encaixam nos moldes, mas hoje em dia a ideia de que devemos aceitar diferentes tipos de corpo está pelo menos ganhando força. Acredite em mim, ninguém tinha ouvido o termo ‘vergonha do corpo’ na minha escola primária em 1983.” É assim que Josefsberg pensa sobre a saúde e convence o público de sua experiência na área.

Aos 14 anos, ela era a única criança a frequentar reuniões no centro de dieta local. Ainda, passou a maior parte das duas décadas seguintes experimentando dietas radicais e programas de exercícios extremos. Com 30 anos, Liz largou a carreira de atriz da Broadway e, com o tempo, abandonou as restrições alimentares da moda, passando a construir, finalmente, uma rede de apoio e se dedicando a descobrir o que realmente funcionava para ela. Foi quando perdeu quase 30 quilos definitivamente.

Antes e depois da perda de peso de 29,4 quilos de Liz Josefsberg
Antes e depois da perda de peso de 29,4 quilos de Liz Josefsberg
Profissionalização

Como é de se esperar, uma pessoa que supera um desafio grande na vida, passa a compartilhar sua experiência com outros. Ajudar ao próximo, portanto, se tornou uma paixão para Josefsberg. Ela trabalhou por muitos anos como diretora de defesa da marca para a Vigilantes do Peso, entrevistando membros sobre seus sucessos, conduzindo grupos de foco e desenvolvendo programas. Aos poucos, ela foi atuando por conta própria como treinadora e consultora particular. Hoje, é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é saúde, bem-estar, perda de peso, equilíbrio e nutrição.

Certificada pela National Academy of Sports Medicine (NASM), Josefsberg também acumula conhecimento originado de informações mais recentes sobre ciência e modificação de comportamento, emagrecimento e tecnologia. Em seu trabalho de consultoria, ela está envolvida em ajudar empresas a desenvolver tecnologia de bem-estar, de wearables e dispositivos a aplicativos e programas. Ela foi consultora da LifeTime Fitness, Misfit Wearables, LEVL, LifeReimagined, Stash, entre outras. E também trabalhou com a Turner Broadcast.

A escritora já apareceu em diferentes veículos de imprensa como People Magazine, The New York Times, Ebony, Real Simple, Women’s World e Us Weekly Magazine. Ela também lidera grupos divertidos de perda de peso em seu bairro em Nova Jersey, onde mora com o marido e dois filhos.

Liz Josefsberg com Jennifer Hudson
Liz Josefsberg com Jennifer Hudson

Para a expert, emagrecer é mais do que comida, e envolve maus hábitos. A escritora vai além da alimentação e das atividades físicas e expande o foco para a hidratação, o alívio do estresse e o sono, por exemplo. Seu grande propósito é criar um movimento viral de bem-estar. Basta ler o livro da pesquisadora que você perceberá que ela instrui sobre como criar um clube do livro com a família e os amigos, além de um programa de acompanhamento de 10 semanas para mudanças. Sim, a pesquisadora acredita no poder de criar um sistema de suporte ao seu redor.

Quatro verdades poderosas que ninguém te conta sobre a perda de peso, segundo Liz Josefsberg:

1 – Você vale o trabalho

“Você merece o trabalho. Qualquer coisa que valha a pena fazer nesta vida requer um verdadeiro esforço, e a perda de peso é um curso de vida com sérios benefícios. Quando você se compromete a fazer o trabalho, você literalmente ganha um diploma de aprimoramento pessoal ao longo do caminho. O tempo que o processo leva é diferente para cada pessoa e levar o seu tempo não é necessariamente uma coisa negativa”, cita a autora

2 – A verdade é capacitadora

“Saiba que a verdade é fortalecedora. Descobrir o que você está fazendo que não o ajuda a atingir seus objetivos e, então, trabalhar para mudar isso nem sempre é confortável. Saber a verdade sobre você e seus hábitos é fortalecedor! Se você se arma com todas as informações de que precisa, você toma decisões melhores e concentra seus esforços em seguir em frente, não em se punir por fazer as coisas ‘erradas’. Tudo o que você faz é outra informação sobre você — nada mais, nada menos. Use-o para informar o que você fará a seguir e suavizar os solavancos ocasionais em seu caminho para o sucesso”, enuncia.

Dieta emagrecer
Entenda seus hábitos

3 – A paciência pode ser desenvolvida

“Paciência é difícil, mas você pode aprender. Ao perder peso, você pode se sentir desconfortável com as mudanças físicas e emocionais que ocorrem. Há um certo desconforto quando você decide dizer não a si mesmo ou aos outros. Há desconforto em carregar peso extra e em esperar que as mudanças ocorram. Além disso, é desconfortável desvendar e mudar hábitos antigos. A paciência é considerada uma virtude e agora eu sei por quê! A definição de paciência é ‘suportar o desconforto sem negatividade’. Você pode suportar facilmente o desconforto, mas pode fazer isso sem ser negativo? Impaciência e negatividade podem atrapalhar a perda de peso, como aconteceu comigo muitas vezes. Perdi peso, mas fiquei furiosa com isso porque me senti ‘a estranha’, sempre observando o que eu comia enquanto todos podiam fazer o que queriam. Eu ainda luto contra isso alguns dias, mas aprender essa definição me ajudou incomensuravelmente”, compartilha.

4 – A gratidão é uma virada de jogo

“A gratidão é uma virada de jogo. O simples ato de semear e cultivar a gratidão pode mudar o curso do seu dia, o que pode afetar como você se sente sobre o processo de perda de peso. Quando estou me sentindo pra baixo, eu libero minhas frustrações pensando no que sou grato. Por exemplo, outro dia eu estava ficando nervosa porque estava presa no trânsito a caminho do trabalho. Quando parei para perceber que o trânsito era resultado de um acidente, de repente fiquei grato por não ser eu, por estar com o tanque cheio, meus filhos não estarem no carro e as coisas ficariam bem se eu estivesse alguns minutos atrasado. Quanto mais eu me esforço para ser grato, mais facilmente isso acontece para mim. Pratique e você sentirá seus grandes benefícios também”, sugere.

Gratidão por do sol agradecer
Gratidão é a palavra-chave
7 etapas para uma mentalidade vencedora de perda de peso, segundo Liz Josefsberg:

1 – Esqueça a ideia de um começo, meio e fim

“Se você perdeu peso e o manteve por muito tempo, sabe que não há começo, meio ou fim. É um processo de trabalhar os comportamentos e se orientar para a perda ou manutenção do peso. Uma habilidade importante a aprender é se adaptar a sua vida em constante mudança. A perda de peso é como o jogo Whack-A-Mole [Acerte a Marmota]! Assim que uma toupeira desce, outra aparece de volta. A boa notícia é que você ficará melhor, mais rápido e mais ágil com o tempo”, ensina Josefsberg.

2 – Descubra se você é um consumidor emocional

“Você pode pensar que comer emocionalmente significa recorrer à comida quando está chateado, mas nem sempre é esse o caso. Descubra se você é um comedor emocional parando e pensando sobre o motivo de estar comendo algo. Você está realmente com fome? Talvez você esteja entediado ou estressado e não percebeu até que se obrigou a parar e pensar sobre isso”, diz a autora.

mãos segurando pedaço de pizza e computador a frente
Suas emoções afetam em sua alimentação

3 – Orgulhe-se de si mesmo hoje!

“Procure ir para a cama esta noite orgulhoso de si mesmo e de suas escolhas hoje. Se você definiu metas grandes e irrealistas de longo prazo que o deixam desapontado no final do dia, tente estabelecer metas alcançáveis ​​de curto prazo. Eu chamo isso de ‘baixar a barra’ porque você está se preparando para o sucesso! Crie metas diárias que sejam alcançáveis, mas também um pouco desafiadoras”, entrega.

4 – Evite a areia movediça da gratificação instantânea

“Uma grande razão pela qual a perda de peso é um jogo mental é porque é a gratificação atrasada final. Tome agora a difícil decisão de dizer não ao donut. Como resultado, alguns dias ou semanas depois, você verá o benefício dessas boas escolhas. Eu sempre brinco que donuts não me tentariam se eu soubesse logo depois de comer um, que iria aparecer imediatamente no meu bumbum para o mundo inteiro ver!”, dá a dica.

5 – Decida que está ok

“Uma das maneiras mais potentes de vencer esse jogo mental é simplesmente estar bem com o ponto em que você está agora com a perda de peso. Não se culpe por não estar mais longe. Portanto, tente fazer as pazes com essa jornada conforme ela se desenrola, em vez de ficar em guerra com como você acha que deveria ser”, afirma Josefsberg.

6 – Repense o que significa “liberdade”

“Sentir-se livre e rebelde faz parte da vida. Como resultado, é compreensível se você costuma se rebelar com relação à comida, mas eu o encorajo a aprender e se rebelar de novas maneiras. Libere esses sentimentos juntando-se a corridas de lama e sinta-se como uma criança novamente. Deixe a roupa descansar mais um dia e vá para a cama uma hora mais cedo! É possível se rebelar nas menores formas e ainda assim ter suas necessidades atendidas”, pensa a expert.

pernas cama mulher
Não se rebele contra a comida. Faça isso de outras formas

7 – Mire para uma nota “8”

“Você está indo para uma nota 10 na perda de peso? Não. Mirar 100% raramente funciona, na minha experiência, o tiro sai pela culatra. Isso porque você só pode ser perfeito por um período limitado de tempo. Eu preferiria que você visasse 75% a 80%. Trabalhe duro o suficiente para passar, mas não tanto a ponto de nunca ver seus amigos ou ter uma vida. Como resultado, você descobrirá que vencer este jogo mental é ainda mais fácil de vencer”, recomenda.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias