Lanchar entre refeições pode ajudar a emagrecer: entenda

Ao contrário do que alguns pensam, os pequenos belisquetes contribuem positivamnte com o seu plano para perder peso. Mas é bom ter cautela

atualizado 26/07/2021 17:38

iStock

Uma dieta saudável depende do equilíbrio entre duas variáveis: o que você come e quanto de comida coloca no prato. A cada dia, especialistas em nutrição refutam um novo mito sobre a “fórmula mágica” para perder peso, e as dietas restritivas estão cada vez mais longe de serem sinônimo de emagrecimento.

Ao contrário do que muitos pensam, pequenos lanchinhos ao longo do dia não são necessariamente uma forma de sabotar sua dieta. Conforme as diretrizes do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS), desde que você escolha bem o tipo de snack, não há problema algum em beliscar entre uma refeição e outra.

O guia voltado para a alimentação saudável do NHS explica a conta que deve ser feita na hora de montar o lanche. Para distribuir a ingestão de calorias ao longo do dia, os lanches devem apresentar cerca de 20% da ingestão calórica diária.

Então, no caso de uma pessoa que come 2 mil calorias por dia para perder peso, dois lanches com 200 calorias cada — um no meio da manhã e outro no meio da tarde, por exemplo — seriam adequados.

Para reduzir medidas

Não apenas permitidos, os lanches ricos em nutrientes também podem ter efeitos positivos para o processo de emagrecimento, de acordo com a nutricionista Amy Goodson.

“Os lanches não são necessariamente projetados para fazer você se sentir satisfeito, mas sim para evitar que você sinta tanta fome na próxima refeição”, adiantou a especialista ao portal The Sun.

Um lanche rico em nutrientes que contém fibras e proteínas irá contribuir para criar a sensação de saciedade por mais tempo, mantendo a fome longe até a hora do almoço ou jantar.

“Se você não está com tanta fome na hora das refeições, normalmente é mais fácil controlar o tamanho das porções e fazer escolhas melhores, o que também ajuda na perda de peso”, completou.

 

Porém, a proporção e o valor calórico desses belisquetes ao longo do dia precisam ser muito bem calculados. Caso contrário, podem sabotar seu desejo de reduzir a silhueta.

“Combinar frutas, vegetais ou grãos integrais — todos ricos em fibras — com um alimento que contém proteínas ou gordura saudável é uma combinação vencedora”, ensina a nutricionista Lisa R Young, também ao portal.

0

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesastrologia.

Últimas notícias